X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Sainz faz melhor tempo no único treino livre do GP dos EUA e desbanca Verstappen e Norris


Ouvir

Escute essa reportagem

O único treino livre para o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, realizado nesta sexta, contou com a supremacia da Ferrari. Carlos Sainz foi o mais rápido com o tempo de 1min33s602 e teve em sua cola o companheiro de equipe Charles Leclerc, segundo colocado. Cotados para brigar pelo melhor tempo, Max Verstappen, da Red Bull, foi o terceiro, seguido por Lando Norris, da McLaren, em quarto.

A lista dos dez melhores colocados na pista foi composta por Oscar Piastri em quinto seguido por Lewis Hamilton, George Russell, Kevin Magnussen, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda.

O fato de receber o formato sprint, com um único treino livre, aumentou a importância da atividade na pista nesta sexta-feira, em Austin, para que os pilotos buscassem o melhor acerto para seus carros. Com pneus duros, Lando Norris, principal rival de Max Verstappen, fechou a sua primeira volta cronometrada em 1min39s704.

As boas condições do tempo ajudaram os pilotos. Com pouco mais de dez minutos, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, já era o mais rápido andando na casa de 1min36 e continuou em um ritmo forte.

O primeiro susto da atividade ficou por conta de Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial perdeu o controle de sua Mercedes em uma sequência de curvas no primeiro setor e rodou à frente de Nico Hulkemberg. George Russell, seu companheiro de equipe, também teve problemas. Ele ficou atravessado na pista e a bandeira amarela foi acionada.

O esperado duelo entre Red Bull e McLaren acabou não acontecendo de fato. Na primeira parte do treino, as Ferraris de Leclerc e Carlos Sainz ficaram com os dois primeiros lugares seguidos de Russell, Verstappen e Norris.

Faltando pouco mais de 25 minutos para o fim dos trabalhos, o tricampeão mundial, enfim, se destacou. O holandês da Red Bull cravou o melhor tempo, após utilizar os pneus macios e fez 1min33s855 assumindo a condição de mais rápido. Já Norris, se manteve com a sexta marca.

A parte final reservou mudanças importantes. Carlos Sainz conseguiu ser mais veloz e desbancou Verstappen do primeiro posto. Fernando Alonso também fez uma bela volta e esteve temporariamente entre os primeiros, seguido de Lewis Hamilton em quarto com sua Mercedes e Pierre Gasly em quinto.

Contrariando todas as previsões, a Ferrari se consolidou ao término do único treino livre emplacando Sainz e Leclerc nas duas primeiras posições surpreendendo a Red Bull e a McLaren. Verstappen terminou com terceiro tempo seguido de Norris, que buscou uma recuperação sem conseguir brigar pela dianteira.

Os pilotos voltam à pista por volta das 18h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira para a definição do grid para a corrida sprint, que acontece neste sábado, às 15h. O GP dos Estados Unidos está marcado para as 16h de domingo.

Confira o resultado do único treino livre do GP dos Estados Unidos:

1º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), 1min33s602

2º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min33s623

3º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min33s855

4º - Lando Norris (ING/McLaren), 1min33s868

5º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min33s908

6º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min33s963

7º - George Russell (ING/Mercedes), 1min34s093

8º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), 1min34s096

9º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min34s112

10º - Yuki Tsunoda (JAP/RB), 1min34s313

11º - Nico Hülkenberg (ALE/Haas), 1min34s364

12º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min34s375

13º - Liam Lawson (NEO/RB), 1min34s443

14º - Alexander Albon (TAI/Williams), 1min34s618

15º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 1min34s619

16º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), 1min34s638

17º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), 1min34s806

18º - Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber), 1min35s041

19º - Franco Colapinto (ARG/Williams), 1min35s248

20º - Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), 1min37s219

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: