X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Por que o Flamengo busca um estádio próprio no antigo Gasômetro do Rio? Entenda

O Flamengo assume um gasto estimado por mês de R$ 2 milhões para usar o Maracanã

Pedro Ramos, da Agência Estado | 26/07/2022 13:25 h

Torcida do Flamengo: clube busca por estádio próprio
Torcida do Flamengo: clube busca por estádio próprio |  Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
 

O Flamengo quer ter um estádio próprio e avança no projeto, cujo local alvo é o antigo Gasômetro, no centro do Rio de Janeiro. O clube rubro-negro deseja um estádio particular para poder gerir da sua forma. Em 2018, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, já havia sinalizado interesse no projeto de uma arena própria para o clube.

Neste ano, o Consórcio Maracanã, que administra o estádio no Rio e é composto pelos rivais Flamengo e Fluminense, enfrentou brigas judiciais com o Vasco pelo uso do local para algumas partidas nos últimos meses. A equipe que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro buscou a principal casa do futebol carioca para jogos de maior apelo. O Flamengo assume um gasto estimado por mês de R$ 2 milhões para usar o Maracanã.

A decisão incomodou a dupla Fla-Flu por ter um terceiro time da cidade utilizando o estádio, o que prejudicaria, por exemplo, a condição do gramado. O Vasco quer realizar a partida do próximo domingo contra a Chapecoense no Maracanã, mas ainda não há confirmação do local do jogo.

Há a possibilidade de uma nova disputa nos tribunais, mesmo com o dia "vago", já que o Flamengo jogará no estádio um dia antes, sábado, enquanto que o Fluminense visita o Santos, na segunda-feira. Um estádio próprio evitaria dores de cabeça como essa para o Flamengo, que hoje também arca com um alto custo de manutenção do Maracanã.

POR QUE ESTÁDIO NO ANTIGO GASÔMETRO INTERESSA AO FLAMENGO?

O antigo Gasômetro fica no centro da cidade do Rio e é o local preferido da atual diretoria do Flamengo para a construção do seu estádio. O clube estudou terrenos em outras áreas, como em Deodoro e na Barra da Tijuca, ambos na zona oeste do Rio, mas eles não agradaram pela logística, inclusive, com a longa distância em relação ao centro.

O antigo Gasômetro é bem próximo de vias importantes da cidade e também da rodoviária Novo Rio, o que facilita o deslocamento de torcedores de fora da cidade para partidas do time. Perto do local, a prefeitura já começou as obras para um terminal intermodal, que promete ajudar a população no transporte público

Impulsionada pela realização dos Jogos Olímpicos de 2016, a região portuária do Rio passou por grandes mudanças nos últimos anos, como a revitalização de algumas áreas, embora ainda enfrente muitos problemas urbanísticos e de infraestrutura.

BOLSONARO E PAES PROMETEM AJUDA

Um futuro estádio do Flamengo ganhou novo aliado na segunda-feira: o presidente Jair Bolsonaro. Durante discurso em fórum do agronegócio, Bolsonaro afirmou que articula, junto à Caixa Econômica Federal e ao Exército Brasileiro, a construção do estádio flamenguista no Gasômetro.

O terreno pertence ao Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, que é gerido pela Caixa. O clube tem o interesse em construir no local, mas precisa negociar junto ao banco para tornar possível a alocação do terreno.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também deu sinal verde para a construção de um estádio no Gasômetro. "Bora ajudar o futebol carioca. Landim e Pedro Paulo já conseguiram minha autorização. Só falta a CEF doar o terreno sem cobrar pelo potencial construtivo! Mas tem que ser de verdade e com 'papel passado'. Pronto aqui para ajudar. Contem comigo!", escreveu Paes, em seu perfil no Twitter.

Outros clubes brasileiros também estão na busca por uma casa própria. Em Minas Gerais, o Atlético-MG está construindo a Arena MRV, com previsão de inauguração para 2023, enquanto o Cruzeiro, que tem Ronaldo Fenômeno em seu comando, estuda uma proposta de ter um estádio em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS