X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Palmeiras é salvo por joia de 18 anos e arranca empate com o Flamengo no Brasileirão


Ouvir

Escute essa reportagem

Em jogo bastante equilibrado no Maracanã, o Palmeiras arrancou empate com o Flamengo neste domingo, por 1 a 1, em partida da 22ª rodada do Brasileirão. A partida foi marcada por grande atuação dos goleiros e o time paulista mostrou resiliência para buscar a igualdade no placar. Luighi, joia de 18 anos da Academia de Futebol, mostrou estrela ao "salvar" a equipe alviverde no pior momento dos comandados de Abel Ferreira na partida.

Com o resultado, o Palmeiras chega aos 38 pontos e mantém a 4ª colocação. Em maratona importante de jogos, o time alviverde encara o Botafogo na quarta-feira, no Nilton Santos, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. No próximo domingo, faz confronto direto com o São Paulo, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

Com 41 pontos, o Flamengo cai para a terceira colocação, é ultrapassado pelo Fortaleza (42) e perde a chance de fisgar a liderança do Botafogo (43). A equipe rubro-negra faz clássico com o rival alvinegro no outro domingo, no Nilton Santos. Antes, na quinta, recebe o Bolívar no Maracanã no primeiro confronto entre os times nas oitavas da Libertadores.

Abel Ferreira repetiu o esquema com três zagueiros utilizado na vitória sobre o rival na última quarta-feira, quando o time paulista jogou bem, mas não conseguiu a classificação na Copa do Brasil. O treinador adotou a formação com um trio de defensores na reta final da temporada 2023, quando o time paulista arrancou para o título nacional. A ideia é sempre ter os alas como opção ofensiva, e os mais encostando para tabelar com Flaco López. Giay por pouco não abriu o placar ao aparecer como elemento surpresa na grande área.

Jogando em casa, o Flamengo conseguiu apertar a defesa adversária e criou dificuldade para o Palmeiras sair de trás. O astro uruguaio De La Cruz, retornando de lesão, melhorou a dinâmica no meio-campo rubro-negro, e, apesar da saída precoce de Cebolinha, que sentiu nova contusão em sua volta ao time, o nível do time foi mantido com Luiz Araújo. Weverton apareceu pelo menos quatro vezes na etapa inicial para evitar o gol adversário. No lance mais plástico, o goleiro alviverde se esticou para buscar cabeçada de Pedro no ângulo.

Para quebrar a primeira linha de marcação adversária, o Palmeiras encontrou solução nos lançamentos longos, alternativa bastante utilizada e frequentemente bem executada sob o comando de Abel. A bola parada, outra virtude da equipe alviverde, entrou em ação e López aproveitou o rebote para balançar as redes, mas, assim como no duelo pela Copa do Brasil, o VAR assinalou impedimento e anulou o gol do argentino.

Mesmo com o Flamengo fazendo uma boa partida, o Palmeiras conseguiu competir e não ficou preso na defesa, postura que incomodou os torcedores em partidas recentes. Maurício, escalado no lugar de Raphael Veiga, foi um dos destaques. O meia soube encontrar opções de passe e apareceu na área para finalizar. Na blitz aplicada pelo time alviverde no início do segundo tempo, ele teve chance de abrir o marcador, mas Rossi fez excelente defesa.

Em um jogo de postulantes ao título, detalhes fazem a diferença. Se o erro crasso de Gustavo Gómez no confronto da Copa do Brasil possibilitou ao Flamengo abrir uma boa margem para a volta, a falha de Fabinho ao tentar cortar cruzamento de Gerson foi determinante para Arrascaeta conseguir abrir o placar neste domingo. Em princípio, as mexidas de Abel Ferreira não surtiram efeito, e o time passou a ser controlado pelo adversário. Como o futebol é imprevisível, a joia de 18 anos Luighi empatou aos 41, em lance de bola aérea confirmado pelo VAR com participação de Rony e Rômulo, que também saíram do banco.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS

FLAMENGO - Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar (Allan), De la Cruz (Léo Ortiz), Arrascaeta e Gerson; Pedro (Gabigol) e Everton Cebolinha (Luiz Araújo). Técnico: Tite.

PALMEIRAS - Weverton; Vitor Reis, Gustavo Gómez e Murilo; Giay, Aníbal Moreno (Fabinho), Richard Ríos (Rômulo), Lázaro (Luighi), Maurício (Raphael Veiga) e Vanderlan; Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira.

CARTÕES AMARELOS - Erick Pulgar (Flamengo); Aníbal Moreno e Gustavo Gómez (Palmeiras)

CARTÃO VERMELHO - Murilo

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).

GOLS - Arrascaeta, aos 20, e Luighi, aos 41 minutos do segundo tempo.

PÚBLICO 55.051 pagantes

RENDA - R$ 4.576,502,50

LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: