X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

O que é foie gras, comida presente no cardápio de Paris-2024 que causou polêmica


Ouvir

Escute essa reportagem

A presença do foie gras no cardápio dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 está dando o que falar às vésperas do início da competição. Mas o que tem neste prato e por que causa polêmica? Considerado uma das principais iguarias da culinária francesa, o foie gras é o fígado "gordo" de aves aquáticas, como patos e gansos.

Para que o foie gras seja produzido, esses animais são forçados a comerem muito mais do que o normal. Os produtores inserem na boca do animal um tubo de metal, que passa pela garganta e despeja o alimento diretamente no estômago. O aumento do fígado acaba desencadeando uma série de complicações nas aves, que acabam morrendo. A retirada do foie gras, inclusive, só é possível em animais mortos.

A Animal Equality - organização internacional que tem como objetivo acabar com a crueldade com os animais de produção - está colhendo assinaturas para a retirada do foie gras do cardápio dos Jogos Olímpicos.

A petição conta com quase 70 mil assinaturas e tem o apoio de atletas que já foram medalhistas olímpicos, como o tenista Marcus Daniell, da Nova Zelândia, e o ex-ciclista Dotsie Bausch, dos Estados Unidos.

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 começam oficialmente, com a cerimônia de abertura, na sexta-feira. Mas as primeiras competições já têm início nesta quarta-feira, 24, com partidas de rúgbi e futebol.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: