X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Neymar tem nome registrado em auxilio emergencial; estafe nega pedido


Uma pessoa ainda não idetificada utilizou o CPF e os dados de Neymar para solicitar à Caixa Econômica Federal o auxílio emergencial de R$ 600 reais para trabalhadores informais durante a pandemia do novo coronavírus.

A solicitação chegou a ser aprovada e a entrar no cronograma de pagamentos, mas, no momento da publicação da reportagem, havia sido congelada e apresentava o status "em avaliação", por indícios de desconformidade com os requisitos.

A reportagem consultou diversas vezes o status da solicitação no site da Caixa. O registro contém o CPF, data de nascimento e nomes de familiares verdadeiros do jogador do PSG e da seleção brasileira.

O estafe de Neymar afirmou que "evidentemente o jogador jamais solicitou o benefício e desconhece quem possa tê-lo feito". A nota ainda informa que "os representantes do jogador desconheciam a existência da solicitação até serem contatados pela reportagem".

Imagem ilustrativa da imagem Neymar tem nome registrado em auxilio emergencial; estafe nega pedido
|  Foto: Reprodução / Instagram

O sistema tem sido alvo de fraudes nas últimas semanas. Willian Bonner, âncora do Jornal Nacional, denunciou no último dia 21 de março que o CPF de seu filho foi registrado para receber o benefício.

Em contato com a reportagem, o Ministério da Cidadania afirmou que trabalha em conjunto com diversos órgãos, dentre eles Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Tribunal de Contas da União (TCU) trabalhando contra fraudes. "Estes atos têm permitido a geração de trilhas de auditoria que são usadas para identificar, tomar ações de recuperação e retroalimentar com informações para a melhoria na análise de cada lote de solicitações do auxílio emergencial", diz o comunicado.

O Ministério ainda ressalta que tentativas de burlar os requisitos para receber o benefício são ilegais e estão sujeitas a penalidades. E avisa que a relação completa de quem tiver o benefício autorizado passará a ser publicada no Portal da Transparência nos próximos dias.

Um relatório do TCU levanta a hipótese que seis milhões de pessoas podem estar recebendo o 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: