X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Morre Ted Toleman, primeiro chefe de Ayrton Senna na Fórmula 1


Ouvir

Escute essa reportagem

Ted Toleman, fundador da equipe Toleman na Fórmula 1, morreu nesta quinta-feira, vítima de um ataque cardíaco, aos 86 anos. O ex-dirigente vivia em uma casa de repouso nas Filipinas.

Foi pela escuderia que Ayrton Senna fez a sua estreia na Fórmula 1. Em 14 GPs, o brasileiro obteve três pódios e ali começou a impressionar torcedores e imprensa especializada pela sua perícia nas pistas.

A notícia da morte de Ted Toleman chocou o mundo da Fórmula 1. Stefano Domenicali, presidente e CEO da F-1, externou seus sentimentos pela partida do ex-dirigente.

"Estou triste em saber que Ted Toleman faleceu. Ele deu muito à Fórmula 1 e suas conquistas e seu legado sempre farão parte da nossa história. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste momento", afirmou.

Após o sucesso nas categorias juniores, Toleman e sua equipe chegaram à F-1 no início dos anos 1980, pouco antes da parceria com Ayrton Senna. A primeira corrida do brasileiro pela equipe foi justamente no Brasil, no autódromo de Jacarepaguá, em 1984.

O grande momento de Senna, no entanto, foi o segundo lugar no Grande Prêmio de Mônaco. Nesta temporada, a Toleman ainda conseguiu mais dois pódios: Portugal e Grã-Bretanha. Ao final daquele ano, piloto e equipe terminaram a temporada na sétima colocação do Mundial.

Após cinco temporadas na Fórmula 1, e 26 pontos conquistados, a Toleman foi vendida para a Benetton, em 1986. Entre os pilotos que passaram pela equipe estão Brian Henton, Derek Warwik, Bruno Giacomelli, Johnny Cecoto, Stefan Johansson, Pierluigi Martini e Piercarlo Ghinzani.

Depois de deixar a Fórmula 1, Ted Toleman chegou a ter outras atividades como o cultivo de bananas na África do Sul, antes de se mudar para uma casa de repouso nas Filipinas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: