X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Lucas Moura desequilibra e São Paulo bate o Santo André na estreia

Na próxima rodada, o São Paulo vai visitar o Mirassol na terça-feira


Sob muita chuva, o São Paulo bateu o Santo André, por 3 a 1, neste sábado, no Morumbis, em partida da primeira rodada do Campeonato Paulista. O jogo marcou a estreia do técnico Thiago Carpini, de 39 anos, que levou o Água Santa ao vice-campeonato estadual no ano passado, e foi o escolhido da diretoria tricolor para substituir Dorival Júnior, que assumiu o comando da seleção brasileira. Os gols da vitória são-paulina foram marcados por Lucas, Luciano e Diego Costa. Cléo Silva marcou para os visitantes.

Na próxima rodada, o São Paulo vai visitar o Mirassol na terça-feira, às 19h30. Já o Santo André receberá o Novorizontino, na quinta, às 21h. O tricolor paulista está no Grupo C, com Botafogo, Novorizontino e São Bernardo. Já a equipe do ABC está na mesma chave de Santos, Ituano e Portuguesa. Nesta fase, os times enfrentam os adversários dos demais grupos em turno único. Os dois melhores de cada avançam às quartas de final.

O São Paulo iniciou a jornada no Paulistão com algumas modificações em relação ao time que encerrou 2023, especialmente na defesa. Sem Rafinha e Arboleda, que ainda aprimoram a parte física, além de Lucas Beraldo e Caio Paulista, que saíram para o Paris Saint-Germain e Palmeiras, respectivamente, Thiago Carpini escalou Igor Vinicius, Alan Franco, Diego Costa e Wellington, jogadores que tiveram poucos minutos na temporada passada. O treinador também não pôde contar com James Rodríguez e Michel Araújo, que não estão 100% fisicamente, e Rodrigo Nestor, lesionado.

A partida começou a todo vapor. Logo no primeiro ataque do São Paulo, Lucas Moura foi derrubado na grande área depois de fazer boa jogada individual. Ele foi para a bola e cobrou no canto direito do goleiro para fazer 1 a 0, aos sete minutos. A chuva continuou castigando o gramado do Morumbis e a bola ganhou velocidade. Aos 22, Cléo Silva escorou cruzamento rápido para deixar tudo igual, de cabeça.

Naturalmente, o time tricolor sentiu a falta do ritmo de jogo - mas não Lucas Moura. O camisa 7 desfilou em campo no primeiro tempo e foi o principal responsável pela criação de oportunidade dos donos da casa. Aos 38, o craque são-paulino saiu costurando pela defesa adversária e deu bom passe para Luciano encher o pé e estufar a rede, colocando o São Paulo novamente à frente do placar. No lance seguinte, aos 41, Lucas descolou escanteio e, após a cobrança, Diego Costa subiu mais alto que a zaga do Santo André para fazer o terceiro.

Depois de um primeiro tempo frenético, a etapa final careceu de emoção. O técnico Fernando Marchiori promoveu mudanças no intervalo e tentou deixar o time do ABC mais ofensivo. Os visitantes tentaram fazer uma pressão no início do segundo tempo, mas foi perdendo força e o São Paulo retomou a posse de bola com larga vantagem. O tricolor paulista começou a administrar a partida.

Além da vitória, os mais de 45 mil torcedores que compareceram ao Morumbi foram agraciados com as estreias de Erick, Ferreirinha e, a mais esperada, Luiz Gustavo. Com passagens pelo Bayern de Munique e seleção brasileira, o experiente volante de 36 anos estava sem clube desde que deixou o Al-Nassr e é a principal contratação do São Paulo na janela de transferências. O trio manteve a marcha lenta do São Paulo e tiveram atuação discreta.

Quem também saiu do banco foi o argentino Giuliano Galoppo, artilheiro da equipe são-paulina no Estadual de 2023 e que perdeu o restante da última temporada por causa de grave lesão no joelho esquerdo.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 3 X 1 SANTO ANDRÉ

SÃO PAULO - Rafael; Igor Vinícius, Alan Franco, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson (Erick), Wellington Rato (Ferreirinha) e Lucas Moura (Luiz Gustavo); Luciano (Galoppo) e Calleri (Juan). Técnico: Thiago Carpini.

SANTO ANDRÉ - Luiz Daniel; Zé Mateus, Afonso, Walce (Luiz Gustavo), Igor Fernandes e Edimar (Geovane); Wellington Reis, Dudu Vieira (Marciel) e Felipe Ferreira; Lohan e Cléo Silva (Richard). Técnico: Fernando Marchiori.

GOLS - Lucas Moura (pênalti), aos 7, Cléo Silva, aos 22, Luciano, aos 38, e Diego Costa, aos 41 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS - Alisson e Luciano (São Paulo); Wellington Reis (Santo André).

ÁRBITRO - Douglas Marques das Flores.

RENDA - R$ 2.377.411,00.

PÚBLICO - 45.270 pagantes.

LOCAL - Estádio Morumbis, em São Paulo (SP).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: