X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

sexta-feira, 16 de maio de 2025
ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
sexta-feira, 16 de maio de 2025
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

John Textor, dono da SAF do Botafogo, anda de skate em Saquarema


Ouvir

Escute essa reportagem

Enquanto promete apresentar provas de que identificou manipulação de resultados em partidas do Brasileirão de 2023, John Textor, bilionário dono da SAF do Botafogo, decidiu usar seu tempo livre para andar de skate neste sábado. O magnata americano deu um "rolê" de skate em uma competição realizada em Saquarema, com Pedro Vita, jovem atleta de 14 anos que representa o clube alvinegro.

Textor foi a uma loja à tarde em Copacabana, no Rio, e comprou um skate. Horas depois, colocou um capacete vermelho e arriscou algumas manobras na pista em Saquarema, região dos Lagos. Ele ouviu aplausos e gritos dos que estavam no evento.

Mas o skate não é uma aventura nova para Textor. Na verdade, acompanha sua vida há muito tempo. Nascido em Kirksville, pequena cidade no Estado do Missouri, nos Estados Unidos, o executivo concluiu seus estudos em um colégio público. Segundo o empresário, ele cresceu em uma família de classe média em Palm Beach, na Flórida. Ainda na adolescência, começou a se aventurar no mundo dos esportes, mais especificamente no skate - cultura que se expandia na costa leste americana.

Em 1978, competiu e venceu o torneio de freestyle - que premiava as melhores manobras e estilo na pista - no "The Pepsi Skateboard Team Challenge". A competição, patrocinada pela marca de refrigerantes, aconteceu em Tampa, na Flórida. Hoje bilionário, Textor era um dos prodígios no esporte já aos 12 anos. Ele chegou a derrotar o skatista Rodney Mullen em disputa de freestyle e recebeu destaque de revistas especializadas na época.

Entretanto, o jovem americano não conseguiu chegar ao seu auge sobre o skate. Na década seguinte, precisou encerrar sua carreira após uma lesão na cabeça, que o fez ser hospitalizado. De acordo com o próprio Textor, o término precoce fez com que ele decidisse investir no ramo de tecnologia e internet, quando essa área ainda "engatinhava" ao redor do mundo. Eram os primeiros passos para a construção de sua fortuna.

Além do Botafogo, o empresário tem controle sobre o Crystal Palace, time da Inglaterra, e também do Lyon, da França. Em 2022, o clube brasileiro concretizou a venda de 90% de suas ações para o Eagle Holding, fundo de investimentos do divertido magnata americano.

Comentários

Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: