X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Intercontinental é Mundial? Entenda como Fifa vai contabilizar novo torneio


Ouvir

Escute essa reportagem

Tradicionalmente, o time que vence a Copa Libertadores tem a chance de ser campeão do mundo no fim do ano. A mudança de nome do torneio em 2024, para Intercontinental, e a criação do super Mundial de Clubes, a ser disputado em 2025, causaram confusão no torcedor. Apesar dos novos formatos, a essência do Intercontinental permanece a mesma, e o clube que vencê-lo pode ser considerado campeão do mundo pela Fifa.

Caso o Botafogo, portanto, atual campeão da Libertadores, chegue à fase final para enfrentar o Real Madrid e vença o clube espanhol, ele vai ser considerado pela Fifa como campeão mundial. O que muda, não é o título, mas sim o formato da competição.

Até 2023 o campeão europeu da Liga dos Campeões entrava no torneio na semifinal, igual o campeão da Libertadores. No ano passado, tanto Manchester City (vencedor europeu), quanto o Fluminense (vencedor da Libertadores) disputaram um jogo antes da final.

No novo formato da Copa Intercontinental, o campeão europeu já está garantido na final. O Real Madrid, atual campeão, vai jogar apenas um jogo - o que vale a taça. Já o campeão da Libertadores, entra nas quartas de final. Dessa forma o Botafogo tem de vencer dois jogos antes de chegar à final.

O Intercontinental vai ser disputado anualmente, no formato descrito. Já o Mundial de Clubes passa a ser disputado de quatro em quatro anos, com 32 clubes. A Fifa define como uma "Copa do Mundo dos Clubes". Cada competição tem um troféu diferente mas, tanto o campeão da Copa Intercontinental, quanto do Mundial de Clubes vão ser considerados como campeões mundiais pela Fifa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: