X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Goleiro capixaba é convocado para seleção brasileira de futebol de areia

| 04/08/2021 21:30 h | Atualizado em 04/08/2021, 22:00

Vestir a camisa da seleção brasileira é o sonho de todo jogador. No Beach Soccer não é diferente e essa realização faz parte da rotina do capixaba Jenílson Brito Rodrigues, conhecido pelo apelido Mão, há mais de uma década. E mais uma vez ele foi convocado para defender a camisa verde e amarela.

Goleiro Mão
Goleiro Mão |  Foto: nbphotopress
“Eu fiquei muito feliz quando veio o anúncio oficial, pra mim foi muito importante. Participar da seleção brasileira em um ciclo de Copa do Mundo é um marco na vida de um atleta, pra mim isso é muito gratificante”, disse o capixaba.

É dele a responsabilidade de não deixar nenhuma bola passar no gol, obrigação cumprida muito bem e que já rendeu cinco títulos da Copa do Mundo, tendo participado de seis finais. “Sou o único atleta do mundo com cinco títulos conquistados na Copa do Mundo, com mais de 50 jogos Fifa. É muito gratificante poder bater esses recordes e poder vivenciar mais uma Copa”, ressaltou.

Mão já participou de grandes competições, sendo essa sua 11ª Copa do Mundo, além dela o goleiro esteve na Copa Intercontinental, Copa América, Mundialito e vários torneios continentais. “Todos os títulos são importantes, mas uma Copa do Mundo é um marco na carreira de um atleta”, contou.

Aos 42 anos, ele completou 360 jogos pela seleção brasileira, o atleta que mais vestiu a camisa. Número tão expressivo quanto a realização dele em ter conseguido transformar o sonho que veio da juventude em profissão. Para o menino, nascido e criado em Santo Antônio, no Beco da Noca, região vulnerável de Vitória, ser goleiro era um sonho, mas conseguir entrar no esporte era um desafio.

Mão chegou à seleção brasileira em 2004, convocado para um torneio em Montevidéu, no Uruguai. Na temporada seguinte, então como terceiro goleiro, iniciou a preparação com o grupo para a Copa do Mundo de 2006, ano em que se tornou campeão pela primeira vez e que também passou a ter oportunidades como titular no gol brasileiro.

“O título mais importante pra mim foi o que marcou minha história, Copa do Mundo Fifa 2006, minha primeira Copa e eu tive o privilégio. Nosso time foi campeão”, relembrou.

O goleiro capixaba já defendeu alguns clubes, além da seleção, jogou pelo Corinthians, onde foi campeão paulista e pelo Mundial de Clubes, jogou pelo Sampaio Corrêa, e defendeu o Braga, de Portugal, onde foram campeões pela Champions League.

O apelido, Mão, é uma das curiosidades da vida do goleiro. “Todo mundo acha que meu apelido vem por eu ser goleiro, mas não. Na minha infância eu tinha problema de dicção e em vez de chamar meu irmão de irmão, eu falava mão. Era um erro de pronúncia e acabou ficando apelido. Na verdade o mão é o meu irmão, mas o apelido ficou comigo”, contou.

Um dos maiores sonhos do jogador capixaba é deixar um legado para os seus quatro filhos, Jefferson, Lara, Davi e Lis, além dos jovens que sonham em ser atletas. “Deus usou o esporte para mudar a minha vida, meu maior sonho é deixar esse legado, fazendo a ligação entre o esporte e a educação, porque são duas poderosas ferramentas de inclusão, de socialização e transformação”, disse.


Copa do Mundo de Beach Soccer
Os jogadores vão em busca do Hexa da Copa do Mundo FIFA – Rússia 2021 e do 15º mundial da história. O sorteio dos grupos da Primeira Fase do torneio foi realizado na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça.

O Brasil ficou no Grupo C, ao lado de Suiça, Bielorrússia e El Salvador. A estreia da equipe comandada por Gilberto Costa será no dia 20 de agosto, contra os suíços.

O confronto, inclusive, reedita a final da Copa do Mundo de 2009. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu a Suíça por 10 a 5 e ficou com o título. Os demais compromissos da Canarinho no Mundial da Rússia também já foram agendados: no dia 22 de agosto, o Brasil mede forças com El Salvador, já no dia 24 do mesmo mês os craques do futebol de areia encaram a Bielorrússia.

Maior campeã do torneio, detentora de cinco Copas do Mundo FIFA, a Seleção Brasileira ocupou a posição de cabeça de chave na cerimônia. Ao todo, 16 seleções participarão do Mundial, que será disputado na Rússia. Avançam para a fase quartas de final os dois líderes de cada grupo. A Copa do Mundo de Beach Soccer ocorre entre os dias 19 e 29 de agosto.

Chaveamento:
Grupo A: Rússia, Estados Unidos, Paraguai e Japão;
Grupo B: Moçambique, Espanha, Emirados Árabes e Taíti;
Grupo C: Brasil, Bielorrússia, El Salvador e Suíça;
Grupo D: Portugal, Omã, Senegal e Uruguai;

Confira abaixo a data dos jogos do Brasil na Fase de Grupos:
1ª Rodada
20/08 - Brasil x Suíça
2ª Rodada
22/08 - Brasil x El Salvador
3ª Rodada
24/08 - Brasil x Bielorrússia

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS