Flamengo terá força total no clássico com o Vasco
Pressionado pelo risco de rebaixamento, Flamengo antecipa volta do time principal para o clássico contra o Vasco hoje à noite
Sob o risco de rebaixamento no Campeonato Carioca, a direção do Flamengo decidiu antecipar a volta do seu time principal para o “Clássico das Multidões” contra o Vasco, nesta quarta-feira (21), às 21h30, no Maracanã. Este jogo é válido pela terceira rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do estadual.
A decisão de antecipar a volta de seus titulares partiu do próprio presidente BAP - Luiz Eduardo Baptista - nesta terça-feira à tarde. Ele convocou uma reunião do departamento de futebol no Ninho do urubu, mesmo num feriado no Rio de Janeiro, com a presença do executivo de futebol, José Boto, e do técnico Filipe Luís.
O técnico ficará encarregado de montar o time, podendo eventualmente, até utilizar algum jogador do time sub-20. E deve priorizar os jogadores com menor 'minutagem' no final de 2025, mesmo porque o elenco entrou de férias tardiamente devido a participação no Intercontinental de Clubes, onde perdeu o título nos pênaltis para o PSG, da França. Não está descartada, porém, a escalação inicial com força máxima.
A estratégia seria voltar mais lentamente com os titulares a partir da quarta rodada, no domingo, diante do Fluminense. Mas o péssimo início no Cariocão mudou os planos. O time sub-20 somou apenas um ponto em três jogos, deixando o Flamengo na lanterna do Grupo B e ameaçado de disputar o rebaixamento.
O risco aumentou com o “novo formato” do Cariocão, com os 12 participantes divididos em dois grupos de seis e se enfrentando um contra o outro, portanto em seis jogos.
Depois disso, os quatro primeiros seguem disputando o título, enquanto os dois piores de cada grupo disputam um quadrangular para apontar o pior deles para cair à Série A2. Este cenário é considerado inadmissível, no entender dos dirigentes, para o atual bicampeão carioca, campeão Brasileiro e da Libertadores, além de vice do Intercontinental da Fifa.
O time sub-20, comandado pelo técnico Bruno Pivetti, empatou com a Portuguesa por 1 a 1, com um gol nos acréscimos, depois perdeu para o Bangu por 2 a 1 e para o Volta Redonda por 3 a 0.
O zagueiro Vitão, ex-Internacional, deve ser relacionado, mas o goleiro Andrew, vindo do Gil Vicente, de Portugal, não teve ainda seu registro liberado.
Por outro lado, o Vasco adotou uma estratégia diferente nas primeiras rodadas e vem utilizando atletas do elenco principal. O time está invicto e como segundo colocado do Grupo A, com quatro pontos, dois atrás do Volta Redonda, líder com seis.
Depois de preservar seus titulares e empatar com o Nova Iguaçu por 0 a 0, o técnico Fernando Diniz contou com a volta de seus principais jogadores e goleou por 4 a 2 o Maricá. A dúvida para o clássico está quanto à presença do atacante Rayan. Um dos destaques do clube na última temporada, o promissor jogador tem conversas em andamento com Bournemouth e Newcastle.
Os números
12 clubes disputam o Campeonato
Carioca de 2026
2 grupos tem o regulamento da competição desta temporada
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários