X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Esportes

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Fórmula E inicia 10ª temporada com baixas expectativas sobre brasileiros

Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, recebe a corrida de abertura

foto autor
Estadão Conteúdo
12/01/2024 - 8:00 • Atualizada em 12/01/2024 às 13:42

Ouvir

Escute essa reportagem

A 10ª temporada da Fórmula E, categoria de carros elétricos, começa neste fim de semana. Apesar das presenças de Lucas di Grassi e Sergio Sette Câmara como representantes do Brasil no grid, o fã da categoria no País não deve esperar títulos e vitórias em 2024. Na primeira etapa do ano, 22 pilotos aceleram na Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, para uma das corridas que mais contagia o público local.

Com relação aos pilotos brasileiros, houve mudanças significativas. Di Grassi, de 39 anos e o mais experiente do grid, deixou a indiana Mahindra e retornou à ABT, equipe com a qual conquistou seu único título na Fórmula E, em 2017. Mas as perspectivas não são das melhores, o time alemão ficou na lanterna da última temporada.

Leia mais sobre Esportes

Já Sette Câmara, 25, permanece na mesma estrutura de equipe, que mudou de nome e ganhou novos investidores. Saiu de cena a Nio 333, entrou a ERT. Em 2023, a adaptação do piloto mineiro ao carro da terceira geração (Gen3) da Fórmula E foi difícil. Novamente, em 2024, não se espera facilidade. Pelo contrário, será uma temporada ainda mais difícil.

"Estamos entrando nesta temporada com expectativas realistas. Estamos cientes da nossa capacidade e esperamos uma temporada um pouco mais difícil do que a do ano passado. Nosso objetivo é defender o nono lugar no campeonato, mas sabemos que será um verdadeiro desafio. Trabalharemos duro para aproveitar todas as oportunidades que surgirem e entraremos em cada corrida com uma mentalidade positiva, sempre considerando algumas estratégias alternativas para pontuar alto onde pudermos e obter os dez primeiros lugares quando não pudermos ir além", afirmou Russell O'Hagan, um dos chefes da ERT.

As primeiras corridas do ano servem de termômetro para poder apontar quais equipes são as favoritas para levar o campeonato. Jaguar e Porsche tinham motores mais fortes em 2023, e foi a consistência de Jake Dennis, à bordo de sua Andretti (com unidades de potência da Porsche), que levou a melhor no campeonato de pilotos. Já no torneio de construtores, a Envision, impulsionada por motor Jaguar, foi a campeã.

"Não acho que haja muito desenvolvimento que possa acontecer nesta temporada. Sempre há ajustes aqui e ali, mas é mais provável que seja um ajuste fino. Eu espero que equipes como a DS Penske definitivamente diminuam a distância para nós. Também será difícil vencer a Jaguar e a Porsche. Repetir o que fizemos no ano passado será extremamente difícil com tantos pódios e vitórias. Nunca é fácil quando a competição se encerra", disse Dennis.

Em 2024, serão disputadas 16 corridas, em 10 países diferentes. Houve uma baixa: a prova em Hyderabad, na Índia, foi cancelada por divergências com novos governantes locais. No Brasil, a Fórmula E desembarca no dia 16 de março. Novamente, o circuito do Anhembi será montado para receber os carros. Antes, a F-E passa pela Arábia Saudita, em rodada dupla. Ainda compõem o calendário: Tóquio (Japão), Misano (Itália), Mônaco, Berlim (Alemanha), Xangai (China), Portland (EUA) e Londres (Inglaterra).

Uma das novidades dessa temporada é que os carros farão pit stop para recarregar suas baterias em determinadas provas, substituindo o formato da zona de ataque, em que os carros desviam o trajeto comum para ganhar mais potência. Novos testes para aprimorar o desenvolvimento da tecnologia acontecem na Cidade do México este fim de semana.

Confira a programação do E-Prix da Cidade do México

Sexta-feira - 12/01

19h25 - Treino livre 1

Sábado - 13/01

10h25 - Treino Livre 2

12h40 - Treino classificatório

17h03 - Corrida

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem Willian Bigode se diz constrangido em caso das criptomoedas, mas reafirma caráter

ESPORTES

Willian Bigode se diz constrangido em caso das criptomoedas, mas reafirma caráter

Imagem ilustrativa da imagem Joelinton sofre lesão e deve desfalcar Newcastle por seis semanas

ESPORTES

Joelinton sofre lesão e deve desfalcar Newcastle por seis semanas

Imagem ilustrativa da imagem Vasco anuncia zagueiro paraguaio Robert Rojas, do River Plate

ESPORTES

Vasco anuncia zagueiro paraguaio Robert Rojas, do River Plate

Imagem ilustrativa da imagem Quem é Speed? Influenciador amigo do Luva de Pedreiro viralizou ao visitar Ronaldo

ESPORTES

Quem é Speed? Influenciador amigo do Luva de Pedreiro viralizou ao visitar Ronaldo

Ícone tags Tags Automobilismo corrida esportes fórmula E
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso