X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

‘Fonsequismo’: fenômeno brasileiro do tênis toma título de filósofo português e ganha até camiseta


Ouvir

Escute essa reportagem

Desde que João Fonseca começou a ascender no tênis profissional, os fãs do carioca de 18 anos começaram a se dizer adeptos do “fonsequismo”, termo que já caiu no gosto popular, ao menos nas redes sociais. “Fonsequismo tá on”, escreveu a página oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na rede social X, ao comentar o primeiro set da partida em que o brasileiro venceu o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, pela primeira rodada do Australian Open

“O Fonsequismo está na moda”, escreveu a conta oficial da Copa América de futebol. “Quem não está fonsequizado é maluco! É um fenômeno!”, publicou Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo. Até o US Open já usou a expressão, ainda no ano passado, quando Fonseca disputou o qualifying do Major americano.

Antes de o mundo do tênis se apropriar da palavra para homenagear o ídolo em ascensão, o termo já era utilizado, mas na Academia. Fonsequismo é o nome dado a uma tendência filosófica luso-brasileira, assim chamada em referência ao filósofo, jesuíta e padre português Pedro da Fonseca, estudioso de Aristóteles.

O lusitano, inclusive, é conhecido como “Aristóteles de Portugal”. Ele viveu de 1528 a 1599, e seu corpo está sepultado na Igreja de São Roque de Lisboa. Os estudos do fonsequismo ainda reverberam nas universidades portuguesas e até nas brasileiras, como explica Paulo Margutti no artigo Filosofia brasileira e pensamento decolonial, publicado em 2018 na Sapere aude, revista de filosofia da PUC-Minas.

Se Pedro da Fonseca influenciou muitos com suas ideias nas áreas da filosofia, metafísica e lógica, João Fonseca influencia tantos outros com o forehand mais veloz do Australian Open. Depois da vitória sobre Rublev, nesta terça-feira, o tenista carioca ganhou mais de 125 mil seguidores no Instagram.

O fonsequismo do tênis já ganhou até camisas personalizadas que estão sendo comercializadas não oficialmente pela internet. Em uma delas, a estampa simula o verbete de um dicionário.

“Fonsequismo [substantivo masculino): 1. Estilo de jogo marcado pela guerra, determinação e habilidade do tenista brasileiro João Fonseca. 2. Atitude de superar os próprios limites, inspirando outros a jogarem e viverem com a mesma intensidade. 3. Exemplo de uso: ‘Com um espírito incansável e uma paixão contagiante, João Fonseca trouxe o fonsequismo para as quadra’”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: