X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Flamengo vence Fluminense de novo e fatura bicampeonato carioca


Imagem ilustrativa da imagem Flamengo vence Fluminense de novo e fatura bicampeonato carioca
|  Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O Flamengo confirmou o favoritismo e garantiu o seu 36º título do Campeonato Carioca ao vencer novamente o Fluminense, desta vez por 1 a 0, na noite desta quarta-feira.

O bicampeonato foi celebrado de forma incomum, diante de um Maracanã vazio, com arquibancadas preenchidas apenas com faixas e mosaicos, a maioria com as cores do rubro-negro. O gol do título foi marcado por Vitinho, aos 49 minutos do segundo tempo.

O Fla tinha a vantagem de jogar pelo empate para levar o troféu porque havia vencido a partida de ida por 2 a 1, no domingo.

Mas não jogou pela igualdade. Pelo contrário, foi mais ofensivo que o rival, que precisava vencer por dois gols de diferença. E impôs o domínio que não foi visto em campo nos dois clássicos anteriores - na quarta passada, os dois times decidiram a Taça Rio, com triunfo do time tricolor.

A partida desta quarta pode ter marcado a despedida do técnico Jorge Jesus. Os rumores sobre sua saída aumentaram nos últimos dias. Há especulação de que ele se apresente ao Benfica no fim de semana.

Sob o comando do português, o Fla conquistou o seu sexto título consecutivo. Antes do Campeonato Carioca, o time faturou a Copa Libertadores e o Brasileirão, no ano passado. Nesta temporada, o clube já soma os troféus da Recopa Sul-Americana, da Supercopa do Brasil e da Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual.

O jogo

Imagem ilustrativa da imagem Flamengo vence Fluminense de novo e fatura bicampeonato carioca
Vitinho marcou o gol da vitória |  Foto: Úrsula Nery/FERJ

Após boa exibição na partida de ida, o Flu surpreendeu nesta quarta ao adotar postura mais cautelosa. Apesar da necessidade de vencer por ao menos um gol de diferença, para levar a final para os pênaltis, o time de Odair Hellmann jogou recuado ao longo de um bom e movimentado primeiro tempo, preocupado somente com os contra-ataques.

Do outro lado, o Fla assumiu o protagonismo da finalíssima e controlou o jogo na etapa inicial. Com o retorno de Gerson e Everton Ribeiro ao time titular, a equipe rubro-negra retomou a consistência no meio-campo e passou a dar menos brechas na defesa, ao contrário do que fizera no jogo de ida.

Além de dominante, o time de Jorge Jesus também foi mais criativo, mesmo com baixa de Gabriel, suspenso. Na primeira boa chance do jogo, Bruno Henrique chegou a driblar o goleiro Muriel, mas perdeu o ângulo para a finalização. Na sequência da jogada, Pedro mandou para fora, aos 12 minutos.

Exibindo versatilidade, o Fla levava perigo de diferentes formas Aos 27, Willian Arão arriscou de longe e mandou perto da trave, assustando Muriel. Até mesmo os defensores ameaçavam o gol tricolor. O zagueiro Léo Pereira quase abriu o placar aos 36, ao bater rasteiro dentro da área. Muriel caiu no canto para fazer a defesa.

Antes do intervalo, a artilharia rubro-negra também teve Arrascaeta, em finalização de longe, aos 42. Dois minutos depois, Pedro dominou na entrada da área, girou rápido sobre o marcador e finalizou rasteiro, mandando rente ao pé da trave direita de Muriel.

Tímido em campo, o Flu pouco ameaçava. Numas das raras oportunidades ofensivas, Marcos Paulo completou, de primeira, levantamento na área e mandou por cima do travessão, aos 25. Na melhor chance na etapa inicial, Evanilson puxou rápido contra-ataque pela direita e acionou Marcos Paulo, que recebeu livre na entrada da área, mas bateu fraco e facilitou a defesa de Diego Alves, aos 37.

No segundo tempo, o Flu passou a buscar mais o ataque, sem esperar a iniciativa do rival. Mas penava para jogar de igual para igual. Sem o mesmo ímpeto do jogo de ida, a equipe tricolor parava nos próprios erros e na sua falta de movimentação. Odair, então, passou a fazer mudanças. Inoperante no primeiro tempo, Marcos Paulo deu lugar a Fernando Pacheco. Em seguida, Ganso e Caio Paulista foram a campo.

Mesmo assim, o Flu seguia travado no jogo, longe de exibir o estilo rápido e mais ousado da partida de ida. O tricolor precisava de dois gols para ficar com o título, mas, a esta altura do duelo, já parecia jogar a toalha. Bem diferente do primeiro, o segundo tempo foi errático, de poucos lances de perigo para ambos os lados. E de muita faltas e paralisações.

Quando a partida se encaminhava para um final morno, de poucas emoções, o Flamengo anotou o gol do título nos acréscimos. Vitinho, que acabara de entrar, acertou chute de longe, que desviou na defesa e "matou" o goleiro Muriel, aos 49 minutos do segundo tempo.

Ficha Técnica

FLAMENGO 1 x 0 FLUMINENSE

FLAMENGO - Diego Alves; Rafinha (Gustavo Henrique), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Everton Ribeiro, Gerson (Diego), Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique e Pedro (Vitinho). Técnico: Jorge Jesus.

FLUMINENSE - Muriel; Gilberto (Michel Araújo), Matheus Ferraz, Nino e Egídio; Dodi (Felippe Cardoso), Hudson e Yago Felipe (Ganso); Nenê, Marcos Paulo (Fernando Pacheco) e Evanilson (Caio Paulista). Técnico: Odair Hellmann.

GOL - Vitinho, aos 49 minutos do segundo tempo.

CARTÃO AMARELO - Evanilson.

ÁRBITRO - Grazianni Maciel Rocha.

RENDA E PÚBLICO - Jogo sem torcida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: