X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Ferj sorteia tabela do Carioca 2024; primeiro clássico é Flamengo x Vasco


RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A Ferj definiu nesta segunda-feira (27) o regulamento e a tabela do Campeonato Carioca 2024.

A única alteração em relação ao regulamento do ano passado é a obrigatoriedade de usar o time principal passou da terceira para a quarta rodada.

O campeonato começa em 17 de janeiro. A Ferj andou para trás em relação ao calendário da CBF para evitar um choque com o período pós-data Fifa, em março, que poderia gerar desfalques nas semifinais do estadual.

Os clássicos serão sempre a partir da sexta rodada. O primeiro será Flamengo x Vasco.

Os seis primeiros colocados do último campeonato jogam seis partidas como mandante e cinco como visitante.

Primeira rodada do Carioca 2024

17 ou 18 de janeiro

Volta Redonda x Fluminense

Flamengo x Audax

Botafogo x Madureira

Vasco x Boavista

Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa

Portuguesa x Bangu

Questões de arbitragem

Rubens Lopes, presidente da Ferj, apontou que o Carioca terá um convênio com a empresa francesa Good Game, que é especializada em checar e analisar lances de arbitragem, como cartões vermelhos, impedimentos e gols anulados.

Recentemente, John Textor, dono do futebol do Botafogo, contratou a Good Game para um relatório sobre o Brasileiro. O documento foi anexado a um processo em que o empresário foi alvo no STJD.

Para o campeonato de 2024, com a colaboração do Botafogo, vamos assinar um convênio, um contrato, com uma empresa internacional, chamada Good Game, cuja finalidade é monitoramento, análise e relatórios referentes à atuação da arbitragem no campeonato. Inicialmente serão os clássicos, semifinais e finais Rubens Lopes

"Talvez, possamos ampliar essa amostragem. É uma empresa independente, cujo relatório nenhum clube ou federação tem participação. É uma análise fundamentada, com elementos de alta tecnologia. Acredito que vai contribuir bastante para ver como foi o desempenho da arbitragem no nosso campeonato. Em termos institucionais de federação ou confederação, somos pioneiros nesse sentido. É para dar transparência à competição, sem qualquer viés", completou.

Uso do VAR

"O VAR vai ser discutido até o início do campeonato. Dentro dos clássicos, semifinais e finais necessariamente haverá participação do VAR. Em qualquer outra partida, cabe ao solicitante, desde que o local da partida tenha sido homologado para as regras que norteiam o VAR", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: