X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Ex-goleiro de Grêmio e Flamengo, Emerson Ferretti é eleito presidente do Bahia

Ferretti é também o primeiro presidente de clube assumidamente gay


Imagem ilustrativa da imagem Ex-goleiro de Grêmio e Flamengo, Emerson Ferretti é eleito presidente do Bahia
Emerson Ferretti substitui Guilherme Bellintani, que esteve como presidente nos últimos seis anos |  Foto: Reprodução/Instagram

Ex-goleiro de Grêmio e Flamengo, Emerson Ferretti foi eleito presidente do Bahia, neste sábado, em eleição realizada na Arena Fonte Nova. Bicampeão da Copa do Nordeste pelo clube nos tempos de jogador, o mandatário estará à frente da agremiação de 2024 a 2026.

Emerson Ferretti substitui Guilherme Bellintani, que esteve como presidente nos últimos seis anos. O ex-goleiro recebeu 1089 votos, superando Marcelo Sant'Ana, que ficou com 774. Os demais candidatos foram: Marcus Verhine (673), Leonardo Martinez (485) e Jailson Baraúna (158).

"A gente precisa de união, acreditar no nosso clube e trabalhar. O fato de ser presidente me dá a possibilidade de conduzir um trabalho em um momento que ninguém aqui está acostumado. Quero abrir as portas para os demais candidatos. Cada um de vocês tem muito a colaborar com o Bahia. Vamos estar sempre dispostos a ouvir", afirmou o novo presidente.

Ferretti terá a missão de supervisionar o acordo com o Grupo City, que adquiriu 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O presidente ainda tem como meta aumentar as receitas do clube e fortalecer os esportes olímpicos.

O ex-goleiro tem 52 anos e começou nas categorias de base do Grêmio, onde foi bicampeão gaúcho (1990 e 1993) e campeão da Copa do Brasil (1994). Saiu do clube gaúcho para defender o Flamengo. No time carioca, conquistou o título estadual de 1996. Rodou ainda por América-RJ, América-RN, Ituano, Bragantino e Juventude. Fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil de 1999.

No Bahia, foram 167 jogos e três títulos. Foi bicampeão da Copa do Nordeste (2001 e 2002) e campeão baiano (2001). Defendeu ainda o arquirrival Vitória, por quem levantou o título estadual de 2007.

Emerson Ferretti é também o primeiro presidente de clube assumidamente gay, o que representa um marco de inclusão e representatividade para a comunidade LGBTQIA+ no futebol.

O novo presidente aguarda a definição do Brasileirão para saber em qual situação assumirá o clube. O time baiano é o 17º colocado, com 41 pontos, e tenta deixar a zona de rebaixamento em duelo com o América-MG, neste domingo, às 18h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: