X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Ex-colega de Hamilton na Fórmula 1 revela doença no coração e passará por cirurgia


O finlandês Heikki Kovalainen, que pilotou pela Fórmula 1 entre 2007 e 2013, foi diagnosticado com uma doença cardíaca que pode ter consequências fatais. A descoberta do aneurisma ascendente da aorta ocorreu durante um check-up médico no final do ano passado e, agora, aos 42 anos, ele vai precisar passar por uma cirurgia de peito aberto para corrigir a dilatação na artéria, que é uma das principais do corpo.

O foco atual da carreira de Kovalainen é o rali, tanto que o piloto levou o título do Campeonato Japonês de Rali no ano passado e já estava começando a se preparar para mais uma temporada. A decisão de se afastar das pistas foi tomada para evitar o risco da ruptura da aorta e pela necessidade de realizar a cirurgia.

Em comunicado divulgado pela equipe de rali Aicello, o piloto declarou que não tem sintomas e se sente bem, mas resolveu se cuidar por aconselhamento da equipe médica. "Estamos planejando como resolver esse problema: uma cirurgia de peito aberto é a solução favorável no momento e estamos nos preparando para isso". Ele pediu desculpas aos parceiros da equipe e aos fãs, mas reforçou que pretende retornar em breve às pistas.

CARREIRA

Kovalainen estreou nas pistas entre 1991 e 2000 no kart, assim como muitos pilotos. Em 2004, foi campeão da World Series Renault e, no ano seguinte, foi vice-campeão da GP2. A estreia na Fórmula 1 foi apenas em 2007, no lugar de Fernando Alonso, como titular da Renault.

No ano seguinte, ele substituiu Alonso na McLaren e se tornou colega de Lewis Hamilton. O grande feito da carreira de Kovalainen foi conquistado em 2008, quando ele ganhou o GP da Hungria, após o motor de Felipe Massa quebrar na última volta. Desde 2013 ele não compete mais pela F-1.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: