X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Estádio de jogo do Brasil em Doha parece de Lego e acaba depois da Copa

O estádio foi construído com o uso de módulos de aço e exatos 974 containers

Agência Folhapress | 25/07/2022 14:47 h

O segundo jogo da seleção brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar está marcado para o dia 28 de novembro, às 13h (de Brasília). Contra a Suíça, os comandados de Tite jogarão no estádio mais diferente entre todos os oito projetados para o Mundial. Ele é incomum até no nome: 974.

-
- |  Foto: Divulgação/SC Fifa World Cup 2022
  

Chamado durante o período de construção de Ras Abu Aboud, que é o nome do distrito a 7 km do centro da capital Doha e às margens do Golfo onde fica localizado, o estádio homenageia no nome o comércio marítimo do Qatar. Ele foi construído com o uso de módulos de aço e exatos 974 containers, aquela caixa enorme de metal usada para transportar carga em navios.

Os containers estão à mostra e são coloridos e numerados, o que dá um aspecto único para o estádio, bem longe do uniforme "padrão Fifa". Ah, e 974 também é o código internacional telefônico do país.

Por ser à beira-mar, o estádio de Brasil x Suíça e mais seis jogos da Copa tem um sistema de refrigeração menos complexo que os outros do país. A brisa natural alivia o calor.

O container de número 974 fica na entrada do estádio para quem vem do metrô e tem mensagens de boas-vindas em 13 diferentes idiomas. É o lugar preferido dos torcedores para fotos. Na parte de dentro, as cadeiras em dois tons de azul, os banheiros que também funcionam em estruturas de containers e o piso de metal barulhento quando você pisa reforçam a impressão de que é um estádio de brinquedo, de Lego.

O Estádio 974 foi do projeto à inauguração em quatro anos e será totalmente desmontado depois da Copa do Mundo. Era uma preocupação do Qatar não deixar elefantes-brancos como legado. A promessa é de que assentos, teto e outros componentes serão reutilizados em parques populares e até cedidos a outros países. O Qatar acha que o 974 será referência em estádios sustentáveis no mundo inteiro.

FICHA TÉCNICA

Nome: Estádio 974;

Local: Doha (Qatar);

Distância do centro de Doha: 7 km;

Jogos que vai receber:

> 22/11, 13h - México x Polônia

> 24/11, 13h - Portugal x Gana

> 26/11, 13h - França x Dinamarca

> 28/11, 13h - Brasil x Suíça

> 30/11, 16h - Polônia x Argentina

> 2/12, 16h - Sérvia x Suíça

> 5/12, 16h - Oitavas de final (1ºG x 2ºH)

Capacidade na Copa: 40 mil;

Capacidade pós-Copa: Será completamente desmontado;

Inauguração: 30 de novembro de 2021;

Design: Homenageia o comércio marítimo do Qatar, sendo construído com o uso de exatos 974 containers. 974 também é o código internacional telefônico do país.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS