X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

O Capixabão vai começar: veja um guia completo da competição

A partir de sábado, dez clubes estarão na disputa para levantar o troféu da principal competição do Espírito Santo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem O Capixabão vai começar: veja um guia completo da competição
O Capixabão vai começar: veja um guia completo da competição |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Começa sábado e vai até o dia 5 de abril, a edição de 2025 do Capixabão, principal competição de futebol do Estado. Com favoritismo para os principais clubes da Grande Vitória, como Rio Branco, Desportiva, Vitória e Porto Vitória, o campeonato promete ser equilibrado.

Costumeiramente, a cada temporada, as equipes do Estado reformulam seus elencos.

O Rio Branco, atual campeão, vai em busca do seu 39º título e fez contratações de peso, como o volante Bruno Silva, ex-Botafogo e Cruzeiro. O Capa-Preta terá calendário cheio em 2025, com disputas nacionais.

A fim de conquistar o título pela primeira vez desde 2016, a Desportiva aposta no multicampeão estadual Rodrigo César no comando técnico, com destaque para o habilidoso meia Zé Gatinha no elenco.

O Vitória, por sua vez, permaneceu com alguns atletas vice-campeões da Copa ES em 2024 e anunciou, recentemente, a contratação do experiente atacante Edinho, de 42 anos, que retorna para a sexta passagem em Bento Ferreira.

Já o Porto Vitória, comandado pelo técnico Fábio Brostel, manteve a base do time campeão da Copa Espírito Santo e fez anúncios pontuais, como o meia Willyan Sotto, ex-Desportiva.

Além dos favoritos, equipes do interior, como Real Noroeste, Jaguaré, Nova Venécia e Rio Branco de Venda Nova também podem aparecer bem. Vilavelhense e Capixaba foram os dois times que subiram da última Série B do estadual.

No ano passado, o Rio Branco de Venda Nova do Imigrante surpreendeu, fez uma campanha de recuperação e foi vice-campeão capixaba.

Em busca da taça

Imagem ilustrativa da imagem O Capixabão vai começar: veja um guia completo da competição
EDINHO, de 42 anos, é o atual vice-artilheiro do Capixabão e volta ao Vitória para encerrar a sua carreira |  Foto: MARCELA DELATORRE

O Vitória é um dos favoritos na briga pelo título do Capixabão. Atual vice-campeão da Copa Espírito Santo, o clube de Bento Ferreira será comandado pelo mineiro Gustavo Rodrigues, de 40 anos.

Decacampeão, mas sem vencer o Estadual desde 2019, o Alvianil aposta na manutenção de jogadores que se destacaram no elenco de 2024 e em outros nomes conhecidos do futebol capixaba.

Caio Ferraz (lateral), Abuda, Victor Vellaske e Matheus Gouveia (zagueiros) e Tony (atacante) são alguns dos que continuam. O lateral-direito Foguete retorna depois de uma passagem pelo Norte do País. E jogadores experientes como o meia Carlos Vitor e o atacante Edinho são peças centrais do plantel.

O clube, que também vai disputar a Copa Verde neste ano, ampliou as arquibancadas do estádio Salvador Costa para receber mais público em seus jogos.

Defesa do título

Imagem ilustrativa da imagem O Capixabão vai começar: veja um guia completo da competição
|  Foto: Divulgação/Rio Branco

O Rio Branco surge como um dos grandes favoritos para erguer o troféu de campeão do Capixabão. Maior e atual campeão do torneio, o clube capa-preta se reforçou visando o calendário cheio que terá pela frente.

Peças que se destacaram no ano passado, como o goleiro Neguete, o zagueiro Gustavo Carbonieri, o lateral João Paulo e os atacantes Matheus Costa e Maranhão, permanecem no elenco.

Além disso, outras peças chegaram ao plantel, caso do volante Bruno Silva (ex-Botafogo e Cruzeiro), o lateral Wadson (ex-Vitória) e o zagueiro Theo Kruger (ex-Desportiva). O técnico será Ricardo Colbachini, de 39 anos, ex-Cuiabá.

Técnico conhecido

Imagem ilustrativa da imagem O Capixabão vai começar: veja um guia completo da competição
|  Foto: Divulgação/Desportiva

A principal aposta da Desportiva para esta temporada é no técnico Rodrigo César, que já possui passagens por alguns clubes do Estado e levantou taças como do Capixabão e da Copa Espírito Santo.

Sem levantar o troféu do Estadual desde 2016, o torcedor Grená espera ansioso por este título. Para isso, o Estádio Engenheiro Araripe deverá ser uma das forças da Locomotiva.

No elenco, estão caras importantes e rodadas no Espírito Santo como o goleiro Camillato, o volante Mariano e o habilidoso meia Zé Gatinho.

Quer a 1ª taça

Imagem ilustrativa da imagem O Capixabão vai começar: veja um guia completo da competição
|  Foto: Divulgação/Porto Vitória

Atual campeão da Copa Espírito Santo, o Porto Vitória é o time mais jovem do Capixabão, com fundação em 2014. Porém, só se tornou profissional em 2021 e busca a sua primeira conquista de estadual.

Conhecido por ser uma força nas categorias de base capixaba, o clube aposta nos jovens jogadores e na manutenção de grande parte do plantel comandado por Fábio Brostel.

Os principais nomes do elenco são o goleiro Aydhan, o zagueiro Ferrugem, o volante Athirson e o meia Willyan Sotto.

SAIBA MAIS

Quem já levantou a taça do capixabão

Rio Branco - 38 títulos

Desportiva Ferroviária - 18 títulos

Vitória - 10 títulos

América -  6 títulos

Santo Antônio -  6 títulos

Serra - 6 títulos

Linhares EC - 4 títulos

Real Noroeste - 3 títulos

Alegrense e São Mateus -  2 títulos

Floriano, Americano, Caxias, Cachoeiro, Guarapari, Ibiraçu, AA Colatina, Muniz Freire, Linhares FC, Aracruz, Estrela do Norte, Atlético Itapemirim, Rio Branco-VN - 1 título 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: