X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Expectativa para bola voltar a rolar pelo Capixabão

Capixabão terá início em 18 de janeiro e contará com mais tecnologia no uso do VAR. Tabela será divulgada no dia 5 de dezembro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Expectativa para bola voltar a rolar pelo Capixabão
O Rio Branco conquistou o título do Capixabão nesta temporada e será um dos favoritos na disputa de 2025 |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A primeira reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Capixaba 2025 aconteceu na tarde de ontem, com a participação de representantes da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e dos oito clubes já confirmados na competição.

O encontro foi realizado de forma virtual, onde o presidente da FES, Gustavo Vieira, apresentou as primeiras informações sobre o torneio, que gera grande expectativa entre os torcedores.

Atualmente, a FES trabalha com as datas provisórias de 18 de janeiro para o início e 05 de abril para o encerramento do Capixabão de 2025, sendo a tabela e o regulamento previstos para divulgação no dia 5 de dezembro, 45 dias antes da competição.

Assim como na edição passada, a tabela será sorteada ao vivo no estúdio da TVE Espírito Santo, possivelmente no dia 02 de dezembro, às 19h, durante o programa TVE Esporte.Os clubes têm até 25 de dezembro para indicar os estádios onde mandarão seus jogos.

Antes dessa data, todos receberão relatórios técnicos sobre as condições estruturais e de iluminação dos locais, com base nas inspeções realizadas em outubro. Somente estádios com sistema de iluminação artificial serão aceitos para o Capixabão 2025.

A FES propôs a manutenção da fórmula de disputa, questão que será decidida oficialmente na próxima reunião do Conselho Arbitral, programada para o dia 25 deste mês, no hotel Golden Tulip Porto Vitória, em Vitória.

O campeonato terá 10 clubes participantes. Para a votação de temas como a fórmula de disputa, os votos foram distribuídos de acordo com a classificação final do último Capixabão: Rio Branco SAF (10), Rio Branco FC (9), Porto Vitória (8), Vitória (7), Real Noroeste (6), Desportiva Ferroviária (5), Jaguaré (4), e Nova Venécia (3).

Os dois times que conquistarem o acesso este ano terão voto com peso um.

Estão nas semifinais da Série B: Castelo, Vilavelhense, Pinheiros e Capixaba. As disputas para saber os dois que chegarão a elite capixaba ocorrerão entre hoje e a próxima segunda-feira (18).

Às 15h, Pinheiros e Capixaba correrão atrás da bola no Estádio João Soares de Moura Filho. Amanhã, no outro confronto, Castelo e Vilavelhense se enfrentam no Emílio Nemer.

Ampliação do VAR Light

Visando o calendário de 2025 e um planejamento de longo prazo, o presidente Gustavo Vieira anunciou um investimento da FES para ampliar o uso do VAR Light no próximo ano, com aluguel de equipamento e cursos de certificação FIFA para novos árbitros ainda em 2024. Mais informações serão divulgadas futuramente.

“Já ampliamos os investimentos neste ano em novos campeonatos. Vamos fechar a temporada 2024 com 15 competições e 640 jogos realizados. O calendário foi muito cheio, com duas competições para cada categoria, além de dois campeonatos femininos”, disse o presidente da FES, Gustavo Vieira.

“E para o próximo ano vamos fazer esse investimento alto na tecnologia do VAR Light e na homologação de novos árbitros, para trazer ainda mais segurança para nossas competições”, completou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: