X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Endrick marca e Brasil de Dorival Jr. estreia com vitória histórica na Inglaterra

Seleção Brasileira ainda não havia vencido no Estádio Wembley após a reinauguração


Imagem ilustrativa da imagem Endrick marca e Brasil de Dorival Jr. estreia com vitória histórica na Inglaterra
Endrick, do Brasil, comemora após marcar gol na partida amistosa entre Inglaterra e Brasil |  Foto: Alastair Grant / Associated Press / Estadão Conteúdo

Na estreia de Dorival Júnior no comando da seleção, o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0 com gol de Endrick em um Wembley lotado por mais de 83 mil torcedores.

O jovem atacante do Palmeiras, de 17 anos, empurrou a bola para a rede do goleiro inglês Pickford em seu primeiro toque na bola. Ele aproveitou o rebote após chute de Vinícius Júnior. É o primeiro gol de Endrick pela seleção principal.

Com a vitória, a seleção brasileira interrompe uma sequência de más atuações e resultados negativos que traziam pressão ao estreante Dorival Júnior mesmo em uma partida amistosa.

O primeiro tempo intercalou períodos de domínio inglês e brasileiro. O Brasil, porém, foi quem criou as melhores chances e ficou mais perto de abrir o placar.

Aos 8 minutos, Rodrygo fez boa jogada e teve o chute defendido por Pickford. Três minutos depois, Lucas Paquetá armou belo contra-ataque com passe por cima da defesa para Vinícius Júnior --dupla que se conhece bem desde os tempos da base do Flamengo.

O ponta-esquerda do Real Madrid cortou o goleiro Pickford, mas finalizou fraco. Um de seus principais oponentes na Europa, o lateral-direito Kyle Walker tirou a bola quando ela se aproximava da baliza.

Paquetá chutou na trave aos 34; Raphinha também perdeu na cara do goleiro após erro de Harry Maguire, zagueiro do Manchester United conhecido pela falta de jogo de cintura.

A Inglaterra também foi perigosa, especialmente nas jogadas aéreas: foram quatro bolas alçadas na área do goleiro Bento que geraram chances aos ingleses.

O time de Gareth Southgate passou a ter o domínio da partida a partir dos 20 minutos, quando o meio-campista Bellingham se aproximou do ponta Phil Foden no lado direito do ataque inglês.

O ponta Anthony Gordon, do milionário Newcastle, criou outras duas jogadas perigosas para os ingleses. Watkins quase chutou sozinho na área, aos 17, mas o estreante Fabrício Bruno tocou na bola antes e livrou o Brasil do primeiro gol.

O segundo tempo não teve tantas chances criadas pelos dois times. As substituições de estrelas de ambas as seleções, com as saídas de Bellingham e Rodrygo, diminuíram a habilidade, mas trouxeram jogadores descansados, e o jogo ganhou outro ritmo.

O gol saiu após uma roubada de bola de Andreas Pereira no meio de campo. Ele tocou a bola pelo alto para Vinícius Júnior, que brigou com os zagueiros e tocou na saída de Pickford.

O goleiro inglês defendeu o primeiro chute, mas a bola foi em direção ao jovem Endrick, que só a empurrou para o gol.

O atacante brasileiro comemorou de forma efusiva e foi saudado por todos os colegas titulares.

Nova Seleção

Com uma seleção cheia de jogadores lesionados, inclusive com o corte do volante Casemiro, o capitão escolhido por Dorival para o time foi o lateral-direito Danilo --o jogador mais experiente da atual convocação, com 32 anos.

Os jogadores brasileiros estrearam contra a Inglaterra as novas camisas da seleção. Eles vestiram o uniforme alternativo, azul, que agora possui alto relevo e o escudo centralizado.

A camisa ainda tinha, num dos braços, um patch em homenagem ao Zagallo. Mario Jorge Lobo levantou o troféu da Copa do Mundo --duas vezes como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e uma como coordenador (1994).

Ele morreu em janeiro deste ano, aos 92 anos, por falência múltipla de órgãos.

Dorival Júnior assumiu o comando da seleção após engatar três bons trabalhos em clubes brasileiros nos últimos dois anos: Ceará, Flamengo e São Paulo.

Ele, porém, foi o plano B da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Os dirigentes negociavam a contratação do técnico Carlo Ancelotti, hoje no Real Madrid.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, chegou a anunciar o interesse em acertar com Ancelotti, e dirigentes ligados à confederação anunciavam nos bastidores um acerto verbal com o italiano.

O treinador acabou recebendo uma proposta de renovação com o clube merengue e decidiu permanecer em terras europeias. Como Dorival foi um dos técnicos em destaque nos últimos anos no Campeonato Brasileiro, ele acabou sendo escolhido para a função.

FICHA TÉCNICA

INGLATERRA x Brasil

Competição: Amistoso

Local: Wembley, em Londres, na Inglaterra

Data e hora: 23 de março de 2024, sábado, às 16h

Árbitro: Artur Soares Dias

Assistentes: Paulo Soares e Pedro Ribeiro

VAR: Tiago Martins

Amarelos: Bellingham, Lucas Paquetá

Vermelho: Não houve

Gol: Endrick, do Brasil, aos 35 minutos do segundo tempo.

Inglaterra: Pickford; Walker (Konsa), Ben Chilwell (Dunk), Rice e Harry Maguire (Gomez); John Stones, Bellingham (Bowen) e Conor Gallagher (Mainoo); Watkins, Foden e Anthony Gordon (Rashford). Técnico: Gareth Southgate

Brasil: Bento, Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Vini Jr, Rodrygo (Endrick) e Raphinha. Técnico: Dorival Junior

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: