X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Empatados, Hamilton e Verstappen decidem título da F1 no mano a mano

A decisão do campeonato mundial será neste domingo (12)


O inglês Lewis Hamilton, 36, e o holandês Max Verstappen, 24, chegam empatados com 369,5 pontos à última etapa de 2021 ano da F1, neste domingo (12). O circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, será o palco da grande decisão do campeonato mundial –a prova começará às 10h (de Brasília) e terá transmissão da Band.

Imagem ilustrativa da imagem Empatados, Hamilton e Verstappen decidem título da F1 no mano a mano
|  Foto: Reprodução/Instagram Fórmula 1

No treino classificatório, Verstappen teve um desempenho melhor. Com 1min22s109, fechou a volta mais rápida do circuito dos Emirados Árabes Unidos e obteve a pole position. Hamilton ficou em segundo, 0s371 mais lento do que o rival, e espera ultrapassá-lo até a conclusão das 58 voltas decisivas da temporada.

Entre as possibilidades para a definição da competição existe uma que preocupa as equipes Mercedes e Red Bull, principalmente a escuderia alemã. Se nenhum dos dois pilotos pontuar, seja por terminar abaixo do décimo lugar ou por não completar a prova, Verstappen ganhará o campeonato.

Esse cenário causa tensão na FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que teme ver uma decisão polêmica, provocada por um acidente. A F1 já viveu situações desse tipo no passado, por exemplo em disputas envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost.

Por conta disso, a entidade que regula o esporte a motor já avisou que poderá tirar pontos de quem tentar definir o título com alguma atitude contrária à ética esportiva.

Permitir isso seria uma mancha em um dos campeonatos mais acirrados dos últimos anos na F1. Esta é apenas a segunda vez na história da categoria em que dois pilotos chegam empatados à corrida final.

Até hoje, o cenário só foi observado no Mundial de 1974, na temporada em que Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni foram a Watkins Glen, nos Estados Unidos, com 52 pontos cada um. O piloto brasileiro terminou a corrida em quarto, contra um 11º lugar do suíço, e conquistou o bicampeonato.

"Eu posso ver a pressão que eles terão. Cada um deles: Lewis, Max, os times, a família, patrocinadores, até os fãs. É uma pressão tremenda ir para a última corrida com igualdade de pontos", afirmou o brasileiro à versão holandesa do site Motorsport.com.

Para o bicampeão, os dois postulantes ao título deste ano farão uma corrida à parte. "Será como um duelo, um contra o outro. Todos os outros que estarão lá estarão apenas observando o que vai acontecer. Mas a corrida vai ser entre os dois. Posso imaginar como eles ficarão ansiosos."

Fittipaldi recorda que a tensão o consumiu na véspera da corrida em que ele ganhou o título de 1974. Ele conta que só dormiu por três horas ao longo da noite anterior à prova.

Para o brasileiro, Hamilton e Verstappen devem estar ainda mais nervosos do que ele estava porque cultivaram ao longo da temporada uma forte rivalidade. "Clay e eu não tínhamos toda essa rivalidade. Havia um respeito mútuo entre nós."

Na ocasião, Fittipaldi conseguiu uma vantagem sobre o adversário no treino classificatório. Largou em oitavo, uma posição à frente do suíço. O argentino Carlos Alberto Reutemann largou em primeiro e venceu a prova, mas a festa naquele dia era do brasileiro .

Pilotos apostam em título de Verstappen

Max Verstappen lidera as apostas entre os pilotos do grid. O site oficial da F1 questionou 11 corredores que não estão diretamente envolvidos na briga pelo título sobre o favorito a ganhar o campeonato, e o holandês ganhou a votação.

Cinco deles, Sebastian Vettel (Aston Martin), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Fernando Alonso (Alpine), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Pierre Gasly (AlphaTauri) acham que o pole position será campeão.

"De certa forma, esta é a minha opinião: a Mercedes merece o campeonato de construtores porque o carro é superior, e Max, talvez no geral no ano, estava um passo à frente de todos", disse Alonso.

Já o alemão Vettel disse que tem uma boa relação com Hamilton, mas não quer vê-lo deixar outro alemão, Michael Schumacher, para trás em número de títulos –cada um tem sete.

"O coração diz que quero que Max ganhe para manter vivo o recorde de Michael, mas minha cabeça está muito limpa. Que o melhor homem ganhe", afirmou.

Outros cinco pilotos se disseram indecisos ou preferiram não opinar: Mick Schumacher (Haas), Nikita Mazepin (Haas), Daniel Ricciardo (McLaren), Lance Stroll (Aston Martin) e Carlos Sainz (Ferrari).

Apenas o inglês George Russell, da Williams, que será companheiro de Hamilton na Mercedes a partir de 2022, escolheu o compatriota.

"Adoraria ver Lewis vencer. Acho que o que ele conquistou, especialmente recentemente, é bastante excepcional, até mesmo estar na luta quando a Red Bull tinha um carro tão superior no início do ano", declarou Russell.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: