X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Dorival confirma Fla com força máxima para a final da Libertadores

Após a conquista do tetracampeonato da Copa do Brasil, Fla terá força máxima neste sábado diante do Athletico/PR para repetir 1981 e 2019


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dorival confirma Fla com força máxima para a final da Libertadores
Gabigol, que foi o destaque da conquista em 2019, pode ser decisivo mais uma vez para o Flamengo neste sábado (29) no Equador |  Foto: Marcelo Cortes - Flamengo

Campeão da Libertadores em 2019 após 38 anos, o Flamengo pretendia iniciar uma era de soberania na América do Sul para alçar voos maiores e internacionalizar de vez sua marca. 

O plano foi adiado pelos efeitos da pandemia, mas também pela dificuldade de o clube promover um trabalho sustentável de longo prazo, não só fora de campo, com o equilíbrio financeiro, e sim com um profissionalismo compatível a um clube com receita bilionária.

Apesar das finanças ajustadas, foi necessário corrigir a rota que levou ao vice-campeonato em 2021 e promover uma gradual, mas segura reformulação no elenco estelar que marcou história sob o comando do português Jorge Jesus. 

Para pensar novamente na glória eterna, que pode ser conquistada neste sábado (29), contra o Athletico/PR, em Guayaquil, o departamento de futebol fez ajustes e evoluiu com os pés no chão após a chegada de Dorival Júnior. A partida terá transmissão da TV Tribuna/SBT.

E após a conquista do tetracampeonato da Copa do Brasil, a meta hoje é soltar o grito de tricampeão também na Libertadores. E com força máxima, Dorival garante um time “inteiro” para decisão. Mesmo após os casos seguidos de desgaste e lesões dos jogadores:

“Há 10 dias realmente tivemos muitas dificuldades, tínhamos quatro jogadores comprometidos. Se clinicamente não estávamos 100%, em campo tivemos dificuldades com o Corinthians na decisão da Copa do Brasil. De lá para cá, apenas a situação do Vidal foi um pouco mais complicada. Todas as demais foram corrigidas, todos estão em melhores condições do que naquele momento”, revelou em entrevista ontem.

Com isso, o Flamengo quer esquecer a final de 2021, quando ficou com o vice-campeonato, para repetir 2019. Da base titular daquele ano, cinco jogadores foram mantidos para 2021, e quatro continuam na equipe em 2022: Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Filipe Luís. David Luiz é o quinto elemento, e não à toa o símbolo de um Flamengo aberto a novas lideranças. Ainda assim, a espinha dorsal seguiu, e as referências mais jovens floresceram.

“Tenho dez anos de profissional, aqui tem vários jogadores experientes, várias lideranças, eu sou o cara mais sentimental, vivo mais o jogo, extrapolo em alguns momentos, falo com eles também. Todos nós passamos dificuldades em algum momento. Mas o grupo está unido em todos os momentos”, disse Gabigol, que tem forjado a imagem de ídolo desde que chegou, agora também fora das 4 linhas.

A não ser pela presença de meias do nível de Éverton Ribeiro  e Arrascaeta, o Flamengo buscou alternativas para todas as posições, e consolidou novos titulares ao longo da temporada. Se em 2019 a base da defesa era formada por Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio e Pablo Marí, agora tem no goleiro Santos sua principal segurança, Filipe Luís mais fresco pela alternância com Ayrton Lucas, David livre de lesões com Fabrício Bruno como opção, e Rodinei de volta com muita força física, acompanhado por Léo Pereira, os dois mais jovens do setor. Todos com alternativas no banco que mantém um nível parecido, como Matheuzinho e Pablo.

No meio-campo antes orquestrado por Gerson ao lado de Arão, o Flamengo tentou, sem sucesso, emplacar Andreas Pereira, vilão na final de 2021, e encontrou em outro cria, torcedor do clube, identidade: João Gomes cresceu e passou de espectador na arquibancada no ano passado para titular absoluto ao lado de Thiago Maia, comprado após passar por cirurgia no joelho no começo deste ano. A negociação de Arão e a devolução de Andreas no meio da temporada foram um novo marco de renovação e abriram espaço para investimentos em Vidal e Pulgar, que atuam na seleção do Chile, além do lateral uruguaio Varela.

A grave lesão de Bruno Henrique, que se juntou a Rodrigo Caio entre as baixas certas para a final há algum tempo, permitiu a consolidação de Pedro, artilheiro do Flamengo na competição, com 12 gols em 12 jogos. O centroavante está no clube desde 2020, mas a forma como foi introduzido na equipe não foi boa até a chegada de Dorival. O técnico fez enfim Pedro e Gabigol brilharem juntos. 

Com tudo isso, hoje, o time tenta voltar a fazer história em mais uma Libertadores.

Imagem ilustrativa da imagem Dorival confirma Fla com força máxima para a final da Libertadores
|  Foto: -

Análise Tática

Técnico do Flamengo afirmou que o time chega inteiro fisicamente para a partida. Ele vai escalar seu time das Copas e  vê o Flamengo mais maduro após o título nos pênaltis da Copa do Brasil. O treinador disse que a equipe saberá tirar lições importantes das dificuldades impostas pelo Corinthians na decisão do último dia 12.

Imagem ilustrativa da imagem Dorival confirma Fla com força máxima para a final da Libertadores
|  Foto: -

Leia Mais: 

Telões em parque e bares: veja onde assistir a final da Libertadores 2022

Final da libertadores: plano de Felipão é complicar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: