X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Corinthians manda ‘indireta’ para Palmeiras em teaser de novo uniforme e mostra fax com Mundial


Ouvir

Escute essa reportagem

A vitória do Corinthians sobre o Racing de Montevidéu, pela Copa Sul-Americana, foi a última partida da equipe com o uniforme da temporada 2024/2025. Nesta sexta-feira, o clube publicou um teaser em suas redes sociais da nova camisa, que será utilizada até o início de 2026. Inspirada no modelo usado no Mundial de Clubes de 2000, a comunicação da equipe aproveitou a oportunidade para provocar o Palmeiras, seu maior rival.

No vídeo publicado nas redes do clube, a imagem de uma taça, em alusão ao Mundial de Clubes, sai de uma máquina de fax. Na sequência, surge a frase: “O primeiro Mundial de um time brasileiro não chegou assim.” O vídeo é uma referência à provocação de torcedores rivais com o Palmeiras, que buscam o reconhecimento da Copa Rio de 1951 como um título mundial. O time, inclusive, ostenta uma estrela vermelha acima de seu escudo no uniforme, em alusão a esta conquista.

A postagem do Corinthians também destaca a edição de 2000 do Mundial de Clubes, destacando o Corinthians como o “primeiro time brasileiro” a se sagrar campeão mundial. Apesar de a competição, disputada no Rio, ter sido a primeira a ser inteiramente organizada pela Fifa – e que teve um duelo brasileiro na decisão, no Maracanã, entre Corinthians e Vasco –, a entidade reconheceu posteriormente os títulos Intercontinentais, entre 1960 e 2004, com o mesmo caráter da edição de 2000.

O Palmeiras, no entanto, não entrou nessa conta, apesar de posicionamentos da entidade que criam uma interpretação ambígua do título palmeirense. Além do fax de 2007, a entidade máxima do futebol teve uma ata de uma reunião realizada em 2014 traduzida para o português e juramentada. Nesse documento, a Fifa teria reconhecido o Palmeiras como campeão do mundo.

Em 2021, em entrevista feita com Rony, atacante do Palmeiras, durante o torneio no Catar, a entidade apontou que o Palmeiras buscava seu bicampeonato mundial para “igualar o número de Mundiais do Corinthians”. Ou seja, 1951 era considerado pela entidade. Em seu site oficial, a Fifa aponta nesta data que são campeões mundiais apenas os times que ergueram o troféu com a chancela da entidade.

Considerando os títulos entre 1960 até agora, o Santos é o primeiro brasileiro a ter conquistado o Intercontinental, em 1962. Repetiu a dose no ano seguinte. Desde então, Flamengo (1981), Grêmio (1983), São Paulo (1992, 1993 e 2005), Internacional (2006) e Corinthians (2000 e 2012) também conquistaram o título.

Neste ano, a Fifa mudou o formato da competição. O anterior, disputado anualmente, foi substituído pelo Intercontinental, disputado por um representante de cada uma das Confederações continentais. A Copa do Mundo de Clubes, que será disputada nos Estados Unidos a partir de junho, agora acontece a cada quatro anos, com 32 participantes. Em 2025, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras estão na disputa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: