X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Copa do Brasil projetou Dorival e agora o consagra

É a primeira vez que um treinador se tornou bicampeão consecutivo por times diferentes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Copa do Brasil projetou Dorival e agora o consagra
Dorival se tornou, neste domingo (24), bicampeão consecutivo do torneio e por clubes diferentes |  Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Dorival Jr tinha menos de dez anos de carreira como treinador de futebol quando chegou ao Santos, em 2010. No currículo, o jovem técnico tinha dois estaduais, do Paraná e Santa Catarina, e um campeonato brasileiro da Série B conquistado com o Vasco. Naquela temporada, porém, Dorival seria conhecido no Brasil todo como técnico do histórico Santos de Neymar. A Copa do Brasil foi o grande título do treinador com aquela equipe, justamente a mesma taça conquistada de forma consecutiva hoje (24) com o São Paulo.

Se naquela época Dorival Jr estava apenas se apresentando ao futebol brasileiro com títulos paulista e da Copa do Brasil, agora o comandante do Tricolor paulista levanta pela terceira vez o troféu nacional com o status de um dos melhores técnicos brasileiros da atualidade.

Dorival se tornou, neste domingo (24), bicampeão consecutivo do torneio e por clubes diferentes. Em 2022, o treinador estava justamente no rival de hoje, o Flamengo, e levantou a taça da Copa do Brasil, além da Copa Libertadores. Acabou demitido pelo Rubro-Negro e acertou com o São Paulo. Em menos de um ano de trabalho, levou o time à decisão do torneio e conquistou novamente a taça.

Seria um grande pecado se o São Paulo não saísse com esse resultado. Todos os processos foram respeitados. Por todo ambiente gerado, por todas as dificuldades que tivemos ao longo de toda a temporada. De maneira nenhuma [título tem gosto de diferente por ser contra o Flamengo. Só tenho a agradecer à diretoria e a torcida do Flamengo. Não tenho nada contra, meu coração está limpo. Vivi momentos maravilhosos dentro do Flamengo e estou tendo agora no São Paulo.

O título do torneio o coloca como segundo maior campeão da competição ao lado de Mano Menezes e atrás apenas de Felipão, com quatro. Foi a primeira vez que um treinador se tornou bicampeão consecutivo por times diferentes.

Dorival Jr já disputou a final da Copa do Brasil quatro vezes, segundo maior número da história; Felipão e Marcelo Oliveira, com cinco cada, lideram.

OS TÍTULOS DE DORIVAL

Estaduais:

Catarinense (2004), 2 Paranaenses (2009 e 2020), 2 Paulistas (2010 e 2016), Gaúcho (2012)

Nacionais:

3 Copas do Brasil (2010, 2022 e 2023), Brasileirão Série B (2009)

Internacionais:

Recopa Sul-Americana (2011) e Copa Libertadores (2022)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: