Copa do Brasil: Fla-Flu para história
Pela primeira vez os times se enfrentam em um mata-mata da Copa do Brasil. O duelo de número 444 será disputado hoje, às 21h, no Maracanã
Escute essa reportagem
Com mais de um século de rivalidade, o Fla-Flu ainda tem espaço para novidades. O duelo de número 444, que será disputado hoje às 21h, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, será inédito. Flamengo e Fluminense se enfrentam pela primeira vez pelo mata-mata da Copa do Brasil.
Os rivais contam nos elencos com três dos principais goleadores do futebol brasileiro na atualidade: Gabigol e Pedro, do Flamengo; e Cano, do Fluminense. O camisa 9 rubro-negro, no entanto, tem chances remotas de jogar.
A partida por si só já gera ainda mais expectativa pelos momentos das duas equipes. O Rubro-Negro patina na temporada mesmo após a chegada do técnico argentino Jorge Sampaoli. Já o Tricolor vive fase encantada, sendo considerado o dono do melhor futebol do País, após conquistar o título estadual em cima justamente do arquirrival.
E o título do Carioca é que dá contornos de revanche para o jogo. Faz apenas 46 dias desde que a dupla se enfrentou pela última vez. Parece pouco – e, de fato, é –, mas é tempo suficiente para que tricolores e rubro-negros se reencontrem em situações totalmente diferentes.
Após completar um ano no cargo e ser o sexto treinador mais longevo no futebol brasileiro até o momento, Fernando Diniz tem como diferencial o fato de conhecer o elenco tricolor há um bom tempo – e poder encontrar soluções para seus problemas táticos com maior facilidade.
O Brasileirão tem dado indícios de que o técnico do Fluminense domina mais o que tem em mãos.
Tricolores e rubro-negros estão no momento mais corrido da temporada, entrando em campo todo meio e fim de semana desde que Jorge Sampaoli assumiu o Rubro-Negro. A conta do calendário apertado e com pouco tempo de descanso estoura nos jogadores, que acabam se lesionando.
No histórico do confronto entre os treinadores, Jorge Sampaoli leva vantagem sobre Fernando Diniz: são duas vitórias para o argentino, contra um empate e um triunfo do brasileiro. Sampaoli triunfou por Santos e Atlético/MG, e a vitória de Diniz aconteceu pelo São Paulo.
O jogo de volta da Copa do Brasil será no próximo dia 1º de junho, uma quinta-feira, às 20h, no Maracanã. Não há regra do gol fora de casa.
Leia mais
Artilheiro não treina e deve ser desfalque para o Fla-Flu
Champions League: Clássico italiano na TV Tribuna/SBT
Sul-Americana
Na Copa do Brasil vai ser inédito, mas a dupla Fla-Flu já se enfrentou em um mata-mata fora do âmbito do Campeonato Carioca. Foram dois confronto pela Sul-Americana: em 2009, na fase preliminar, e 2017, nas quartas de final. Uma classificação para cada lado.
Após dois empates em 2009, o Flu pôs o regulamento embaixo do braço e se classificou pelo gol marcado fora. O Fla levou a melhor em 2017 por um placar agregado de 4 a 3 e se classificou para a semifinal. Na ocasião, o time terminou a competição como vice-campeão, após perder o título no Maracanã para o Independiente, da Argentina.
RETROSPECTO
443 jogos
Vitórias
Flu 141 (32%) x 161 Fla (36%)
Empates
141 (32%)
Gols
Flu 586 x 640 Fla
Maiores goleadas
Flu 5 x 1 Fla - 24/03/1943
Flu 0 x 7 Fla - 10/06/1945
Primeiro jogo
Flu 3 x 2 Fla - 7/07/1912
Leia mais
Clássico Fla-Flu abre fase de oitavas de final da Copa do Brasil
América-MG anuncia rescisão de lateral citado em esquema de apostas
Comentários