X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Conheça a carreira de Max Verstappen: do kart ao tetra na Fórmula 1


Ouvir

Escute essa reportagem

Max Verstappen conquistou neste domingo o tetracampeonato da Fórmula 1. O título veio após o holandês da Red Bull terminar em quinto lugar no Grande Prêmio de Las Vegas, nos Estados Unidos, faturando o Mundial de pilotos com três etapas de antecedência. Este é o quarto troféu consecutivo do competidor de 27 anos, que acumula feitos nas pistas desde o início promissor no kart.

A paixão pelo automobilismo corre nas veias de Verstappen. Nascido em 30 de setembro de 1997, em Hasselt, na Bélgica, ele é filho do ex-piloto holandês da F1 Jos Verstappen, ex-companheiro de Michael Schumacher na Benetton, e da ex-competidora de kart belga Sophie-Marie Kumpen, antiga parceira de pista do campeão mundial Jenson Button.

O sucesso de Verstappen na Bélgica o levou a competir em outros países. O holandês acumulou diversos troféus nos anos seguintes: WSK World Series - KF4 (2010); WSK Euro Series - kf4 (2010 e 2011); WSK Euro Series - KZ (2012); WSK Master Series - KZ2 (2012); e Winter Cup - KF2 (2012).

A transição de Verstappen do kart para a F1 foi relâmpago. Em 2014, competindo pela Van Amersfoort Racing, o holandês foi um dos destaques da Fórmula 3 europeia. Com a temporada em andamento, ele rejeitou uma oferta da Mercedes, à época com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, e assinou com a Red Bull para fazer parte da Academia de Pilotos do time austríaco.

A estreia na F1 aconteceu no ano seguinte, em 2015, quando Verstappen disputou o primeiro treino livre do GP do Japão pela STR. Aos 17 anos, ele se tornou o mais jovem a pilotar na F1, superando a marca de Sebastian Vettel, que guiou pela primeira vez na categoria aos 19, em 2006.

Verstappen continuou na STR até o GP da Espanha de 2016, quando migrou para a Red Bull, ocupando o lugar de Daniil Kvyat e fazendo parceria com Daniel Ricciardo. Naquela etapa, o holandês roubou a cena ao vencer a corrida, se aproveitando de uma batida logo no início entre Hamilton e Rosberg. Ele continuou atraindo holofotes e, em 2018, surpreendeu ao encerrar o mundial na quarta colocação. A primeira pole position veio somente em 2019, no GP da Hungria.

TÍTULOS NA F-1

O primeiro título de Verstappen veio em 2021, em disputa acirrada com Lewis Hamilton. O troféu só foi decidido na última etapa, no GP de Abu Dhabi, quando o holandês ultrapassou o heptacampeão na última volta para faturar a conquista inédita. A manobra decisiva, realizada após a entrada do safety car, foi contestada e a FIA admitiu "erro humano" posteriormente. O diretor de provas Michael Masi, pressionado no cargo, acabou pedindo demissão à época.

O rival pelo título em 2022 foi Charles Leclerc. Mas o piloto da Ferrari foi prejudicado por quebras de motor e uma sequência de erros, tanto individuais como da equipe na ocasião. Antes das férias naquele ano, Verstappen já tinha uma vantagem de 80 pontos sobre Leclerc. Nesse cenário, o holandês sacramentou o bicampeonato com antecedência, no GP do Japão, em uma prova marcada pelo mau tempo. Para completar, a RBR foi pentacampeã de construtores.

Em 2023, Max Verstappen sobrou na Fórmula 1. Sergio Pérez tentou ameaçar a hegemonia do holandês, mas sem sucesso. O tricampeonato de Verstappen ocorreu com cinco GPs de antecedência, no Catar. O campeão quebrou uma marca que pertencia a Nigel Mansell desde 1992.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: