Clubes brasileiros miram internacionalização da marca e anunciam ativações nos EUA
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A menos de 30 dias para o Mundial de Clubes, os participantes brasileiros se movimentam para promover ativações junto aos torcedores que forem acompanhar os jogos nos Estados Unidos.
Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense terão pontos de encontro, com a intenção de estreitar as relações com seus fãs e expandir a internacionalização da marca, fazer relacionamento com seus patrocinadores e explorar a grandiosidade do evento, que terá a participação de 32 clubes de todo o mundo.

“É um modelo inédito de competição que, com certeza, atrai a atenção dos torcedores brasileiros. É a chance de ver o time do coração enfrentando gigantes do futebol mundial. Campeonatos como esse também são uma excelente oportunidade para clubes, marcas e entidades promoverem experiências únicas aos fãs”, analisa Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil, agência parceira do Fluminense e do Botafogo para o Mundial.
É preciso, contudo, que os espaços vão além de uma simples reunião de torcedores, como diz o COO da Roc Nation Sports no Brasil, Thiago Freitas. “Tomara que sejam espaços não somente para ‘aglomerar’ brasileiros, mas dedicados a apresentar os nossos, em diferentes idiomas, para a imprensa e os que apreciam futebol em outros países. A oportunidade que esse torneio apresenta é ímpar e não deve ser desperdiçada”, comenta o diretor da empresa que gerencia a carreira de atletas.
Casa Flamengo
A Casa Flamengo ficará entre 14 e 25 de junho no Icon Park, em Orlando. A entrada será gratuita e terá uma série de atividades, incluindo promoção das marcas parceiras, experiências exclusivas, espaços musicais e presença de convidados, como ex-atletas e influenciadores.
“Vejo como o pontapé inicial, mas a internacionalização de fato só vai se consolidar para quem continuar de alguma forma exercitando esta presença na região depois, até mesmo no digital”, acrescenta Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil, com experiência em marketing esportivo, comunicação, inovação e ESG no mundo dos esportes.
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“É uma oportunidade para potencializar as ativações com patrocinadores, ampliando a visibilidade das marcas apoiadoras. Sem falar no potencial de aumentar audiência e engajamento por meio de parcerias com influenciadores torcedores, que criam uma conexão direta com os fãs no Brasil, acompanhando tudo pelas redes sociais”, aponta Thales Rangel Mafia, gerente de marketing da Multimarcas Consórcios
Casa Palmeiras
O Palmeiras também anunciou a Casa Palmeiras, que consiste em ser um espaço interativo, com exibição de jogos, ativações promocionais, exposições e eventos relacionados ao Verdão
Serão três unidades. Uma em New Jersey, local dos dois primeiros jogos, que vai ficar no shopping American Dream, em frente ao MetLife Stadium. Já em Miami, local da última partida, a unidade será no bairro Wynwood. O clube ainda vai promover um terceiro espaço, em Greensboro, cidade-base onde o clube ficará concentrado, na Carolina do Norte, a fim de promover também um programa comunitário para o público da região, além de um Soccer Camp.
Botafogo House
Já a “Botafogo House” foi anunciada para acontecer no 57 Windward, em Venice Beach, um dos locais mais especiais de Los Angeles. O espaço alvinegro pretende promover atividades culturais, exposições, ativações de patrocinadores e celebrações temáticas, além de reforçar a presença global da Eagle Football, do proprietário John Textor, e das marcas parceiras.
“O Mundial é uma grande oportunidade de mostrar os valores e tradições dos clubes brasileiros para fãs de futebol de outros países. Acho que todos entenderam isso e vão fazer o melhor possível para trazer pessoas interessadas em suas marcas”, explica Henrique Guidi, Diretor de Negócios do Grupo End to End, empresa que tem negócios voltados para gestão em redes sociais e outros serviços e plataformas em três dos quatro times brasileiros que estarão na Copa do Mundo de Clubes.
Flu House
Por fim, o Fluminense anunciou recentemente algumas iniciativas aos torcedores que viajarão para os Estados Unidos, como a Flu House, que vai acontecer nas duas regiões em que o time vai fazer seus jogos; no Bar Legends, próximo ao Empire State, também conhecido por ser a sede da torcida NY Flu, em Nova York, e no Magic 13 Brewwing, em Miami.
“Neste formato inédito, o Mundial de Clubes se transformou em um evento estratégico para os clubes. Através de um estudo da sua base de fãs e também da cultura norte-americana, é possível compreender quais ações seriam mais efetivas para este momento”, pontua Henrique Borges, VP executivo de vendas, marketing e novos negócios na Somos Young, empresa especializada no atendimento a torcedores.
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