X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Campeões estaduais, Athletico-PR e Cuiabá medem forças na Ligga Arena


Vindo de títulos estaduais, Athletico-PR e Cuiabá estreiam no Brasileirão neste domingo, às 16 horas, na Ligga Arena, em Curitiba (PR). Na última temporada, ambos garantiram vagas na Copa Sul-Americana.

O Athletico-PR chega embalado com quatro vitórias nos últimos quatro jogos. Além disso, não sabe o que é perder em casa há nove meses, somando 23 jogos de invencibilidade na Ligga Arena. O último revés em seus domínios ocorreu no dia 12 de julho do ano passado, diante do Flamengo, por 2 a 0, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Do outro lado, o Cuiabá vem de uma série invicta de 21 jogos sem derrota. A última também foi diante do Flamengo, por 2 a 1, na penúltima rodada do Brasileirão 2023.

O último confronto entre eles, coincidentemente, também foi na última rodada da edição 2023 da Série A. Na ocasião, na Arena Pantanal, o time do Mato Grosso venceu por 3 a 0. No total, as equipes se enfrentaram seis vezes, com três vitórias paranaenses, duas mato-grossenses e um empate. O equilíbrio também é notado no número de gols: seis para cada lado.

Buscando novamente figurar entre os melhores times do Brasil, o Athletico chega para a partida com uma temporada positiva. Campeão paranaense sobre o Maringá e com 100% de aproveitamento na Copa Sul-Americana, também venceu suas sete partidas desde a chegada de Cuca.

O objetivo da equipe comandada por Cuca, entretanto, é retornar à Libertadores. Na última temporada, o Athletico bateu na trave ao terminar a temporada na oitava colocação do Brasileirão. E para começar a competição com o pé direito, a equipe deve ir com força máxima para a partida.

O principal destaque do Athletico na temporada está no setor de ataque. Juntos, Pablo e Mastriani anotaram 15 dos 40 gols do Furacão em 2024. O uruguaio, que chegou na última janela de transferências, após destaque no América-MG, ainda contribuiu com mais quatro assistências.

Para a temporada 2024, a direção realizou oito contratações. São eles o zagueiro Gamarra (ex-Olímpia-PAR), o lateral-direito Leonardo Godoy (ex-Estudiantes-ARG), o volante Felipinho (ex-Ponte Preta), os meias Romeo Benítez (ex-Guaraní-PAR) e Zé Vitor (ex-Maringá), além dos atacantes Gonzalo Mastriani (ex-América-MG), Petterson (ex-Flamengo) e Lucas Di Yorio (ex-Pachuca-MÉX).

Invicto no ano, o Cuiabá busca manter a boa fase recente das últimas temporadas e estragar a série invicta do adversário. Assim como o rival, o clube da capital mato-grossense foi campeão estadual, está na terceira fase da Copa do Brasil, tem a liderança de sua chave na Sul-Americana e na semifinal da Copa Verde diante do Vila Nova-GO. Desde a saída de António Oliveira para o Corinthians, a equipe mato-grossense é comandada pelo interino Luiz Fernando Iubel. Sob o comando do treinador português, na última temporada, o Cuiabá encerrou sua participação no Brasileiro na 12ª colocação.

O destaque mato-grossense também está no ataque. Deyverson, que terá um reencontro com o treinador Cuca, que o trouxe para o Brasil em 2017, vive fase artilheira e será a principal preocupação da defesa adversária.

A diretoria também foi ativa no mercado. Ao todo, o Cuiabá contratou 11 peças para a temporada. Os principais destaques entre os reforços são o zagueiro Bruno Alves, ex-Grêmio, Guilherme Madruga, ex-Botafogo-SP e Ramon, ex-Olympiacos-GRE.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR X CUIABÁ

ATHLETICO - Bento; Leo Godoy, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick, Canobbio e Cuello; Pablo e Mastriani. Técnico: Cuca.

CUIABÁ - Walter; Marllon, Bruno Alves e Alan Empereur; Matheus Alexandre, Lucas Mineiro, Ramon e Fernando Sobral; Dérik, Pitta e Deyverson. Técnico: Luiz Fernando Iubel.

ÁRBITRO - Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS).

HORÁRIO - 16 horas.

LOCAL - Ligga Arena, em Curitiba (PR).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: