Brasil x Inglaterra: tudo sobre a estreia de Dorival Jr. no comando da amarelinha
Seleção visita ingleses em Wembley, neste sábado, para o primeiro compromisso desta data FIFA. Time terá novidades entre os titulares
Escute essa reportagem
A Inglaterra recebe o Brasil, neste sábado (23), em Wembley, para o amistoso que marca o início da trajetória de Dorival Júnior no comando da Seleção. A bola rola a partir das 16 horas (de Brasília) na tela da TV Globo e SporTV.
Além do nervosismo envolvendo a estreia do ex-treinador de São Paulo e Flamengo, o jogo contra os ingleses carrega o peso de atender a uma demanda de anos por parte da torcida brasileira: enfrentar seleções europeias de primeiro escalão.
Os comandados de Dorival Júnior ainda encaram a Espanha, pelo segundo compromisso da data FIFA, na próxima terça-feira (26), em Madrid.
Com uma convocação repleta de novidades, como Savinho, Yan Couto, Pablo Maia, Beraldo, Andreas Pereira e João Gomes, Dorival Júnior parece querer dar novos rumos e fazer novas experiências dentro das quatro linhas. Após a passagem ruim de Fernando Diniz como interino, a crença nos bastidores da Seleção é de que uma reformulação era necessária.
Sem Neymar, ainda lesionado, a tendência é que o protagonismo ofensivo caia nas costas de Vinícius Júnior, principal jogador brasileiro em atividade na Europa nos últimos anos. Apesar disso, declarações recentes dos jogadores deixam claro que todos estão dispostos a fazer o que for necessário para que o Brasil volte a ocupar um lugar de destaque no futebol de seleções.
Os jogadores fizeram atividades no centro de treinamento do Arsenal, em Londres, ao longo da semana, e tudo indica que o time titular que irá a campo terá novidades.
Pelos esboços feitos por Dorival, no entanto, o esquema tático deve permanecer o mesmo, um 4-3-3. Havia dúvidas se o treinador optaria por uma linha de quatro meio-campistas para conter o setor ofensivo inglês, que conta com nomes como Bellingham, Kane, Foden e Rashford.
Os ingleses, aliás, vivem momento oposto ao da Seleção Brasileira. Depois do vice-campeonato na Euro 2020 e uma excelente atuação na eliminação para a França, eventual finalista, na Copa do Mundo de 2022, a sensação é de que essa é a melhor geração de jogadores que a Inglaterra teve nas últimas décadas.
Prováveis escalações
Brasil
Bento, Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá; Vini Jr, Rodrygo e Raphinha.
Técnico: Dorival Júnior
Inglaterra
Pickford; Walker, Maguire, Stones e Chiwell; Rice, Henderson e Bellingham; Rashford, Harry Kane e Foden.
*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli
Comentários