X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Bortoleto vai usar número cinco em seu carro no grid da Fórmula 1


Ouvir

Escute essa reportagem

Gabriel Bortoleto irá usar o carro de número cinco na temporada 2025 da Fórmula 1. Será o primeiro ano do brasileiro na principal categoria do automobilismo mundial. O piloto de 19 anos representará a Sauber-Audi. No último domingo, o piloto de 20 anos conquistou o título da Fórmula 2 na sua despedida da categoria.

O último piloto a usar o carro de número 5 na F-1 foi Sebastian Vettel, tetracampeão mundial. O alemão deixou a F-1 em 2022. De acordo com regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), um número fica indisponível por dois anos após a retirada de um piloto. Assim, Bortoleto já pôde escolher a numeração.

O carro de número cinco já foi utilizado por outros grandes campeões, como Nigel Mansell, Fernando Alonso e Michael Schumacher. Outros três pilotos brasileiros também aderiram a numeração: Nelson Piquet (1980, 1981 e 1983), Emerson Fittipaldi (1971, 1972 e 1974) e Felipe Massa (2007).

Desde 2014, a FIA permite que os pilotos escolham números de dois a 99 para os bólidos. O número 1 fica para o atual campeão da temporada que, no entanto, não é obrigado a adotar tal numeração.

Bortoleto teve as primeiras experiências com um carro de F-1 nos testes de pós-temporada realizados em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, na última terça-feira. O piloto utilizou provisoriamente o número 98.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: