X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Bélgica joga mal, empata com a Ucrânia, mas avança ao mata-mata da Eurocopa


Ainda sem empolgar nesta Eurocopa, a seleção da Bélgica protagonizou mais uma partida fraca na competição, com direito a 0 a 0 com a Ucrânia, nesta quarta-feira. Apesar do placar e da atuação decepcionantes, a equipe belga avançou às oitavas de final, ao lado da Romênia, no grupo mais embolado desta Eurocopa.

A Bélgica avançou com a segunda posição da chave, com os mesmos quatro pontos dos romenos, que garantiram o primeiro posto pelos critérios de desempate. A Eslováquia, em terceiro, ainda tem chances de classificação, diferente da Ucrânia, que também somou quatro pontos, mas ficou em quarto lugar, sem mais chances de avançar.

Em Stuttgart, na Alemanha, belgas e ucranianos estiveram longe de disputar uma partida de bom nível técnico. A marcação forte, a falta de criatividade e as diversas falhas no ataque foram a tônica do duelo, pela rodada final da fase de grupos. E os goleiros trabalharam menos do que o esperado.

Neste ritmo, os primeiros 20 minutos foram de jogo concentrado no meio-campo, sem nenhuma chance de gols. Lukaku tentava se insinuar pelo lado belga, enquanto a Ucrânia priorizava a defesa, pouco se arriscando no ataque. Este cenário praticamente se inverteu na segunda metade do primeiro tempo.

Mais à vontade em campo, a equipe ucraniana passou a buscar mais o ataque e, com frequência, surpreendia a defesa belga em rápidas jogadas pela esquerda. Foi assim com Yaremchuk, aos 28 minutos, com Yaremchuk, aos 41, e com Sudakov em duas jogadas perigosas, aos 26 e aos 33.

A etapa inicial terminou sem gols, placar que favorecia a Bélgica, então segunda colocada pelos critérios de desempate. Ao mesmo tempo, o marcador provisório decretava a eliminação dos ucranianos - Eslováquia x Romênia também terminou o primeiro tempo com empate.

Precisando da vitória, a Ucrânia voltou para o segundo tempo com Zinchenko para melhorar a qualidade do passe. Do outro lado, a Bélgica teve o reforço do experiente Carrasco. O cenário, contudo, mudou, em razão dos erros que a equipe ucraniana começou a cometer na defesa. A Bélgica tentou capitalizar o momento, adiantando a marcação.

Mas Lukaku, De Bruyne e companhia seguiam com dificuldades nesta Eurocopa. Se um falhava na pontaria, o outro não encontrava espaço para aplicar sua conhecida criatividade. A Ucrânia, quase na base do desespero, também sofria para superar a marcação belga. Tanto que a única chance real de gol veio de bola parada.

Aos 37, Malinovskyi bateu o escanteio direto e quase marcou um gol olímpico. O goleiro Koen Casteels fez a defesa em cima da linha - o árbitro chegou a recorrer à tecnologia da linha do gol para confirmar a marcação, que manteve o 0 a 0 no placar.

A reta final do jogo foi uma resumo do que foi a maior parte do confronto, com muitos passes no meio-campo e quase nenhuma emoção no ataque.

ESLOVÁQUIA X ROMÊNIA

Em Frankfurt, jogando ao mesmo tempo, eslovacos e romenos empataram por 1 a 1, dando sua contribuição para manter o grupo embolado. Aos 23, a Eslováquia abriu o placar. Após cruzamento na área, Duda cabeceou para o chão e venceu o goleiro Florin Nita.

O empate veio ainda no primeiro tempo. A seleção romena buscou a igualdade em cobrança de pênalti aos 36. Marin mandou alto e no canto, sem chance para Martin Dubravka. O segundo tempo foi mais limitado do ponto de vista técnico em razão da forte chuva que desabou sobre Frankfurt e as duas seleções não conseguiram criar tantas chances quanto na etapa inicial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: