X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Basquete

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Final da NBA tem primeiro duelo entre armadores protagonistas desde 1989

Canadense Shai Gilgeous-Alexander e o norte-americano Tyrese Haliburton são as estrelas de suas respectivas equipes

foto autor
Marcos Guedes, da Agência Folhapress
04/06/2025 - 19:46

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Final da NBA tem primeiro duelo entre armadores protagonistas desde 1989
Final da NBA tem primeiro duelo entre armadores protagonistas desde 1989 |  Foto: Reprodução/Instagram/@pacers e @okcthunder

Magic Johnson, do Los Angeles Lakers, e Isiah Thomas, do Detroit Pistons, duelaram nas finais de 1988 e 1989 da NBA, com uma vitória para cada lado. De lá para cá, nenhuma decisão da liga norte-americana de basquete opôs dois times que tinham seus armadores como grandes protagonistas.

Isso voltará a ocorrer a partir desta quinta (5), quando Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers iniciarão a série melhor de sete que definirá a temporada 2024/25. O canadense Shai Gilgeous-Alexander e o norte-americano Tyrese Haliburton são as estrelas de suas respectivas equipes e vão liderá-las a partir da posição 1 do basquete internacional, o "point guard" da NBA, o armador.

No caso de Haliburton, 25, seu estilo lembra mesmo o dos armadores de outrora, que priorizavam o passe ao arremesso. Em uma era na qual os "point guards" são pontuadores agressivos, ele busca as assistências, com média de 10,1 por partida desde sua chegada, em 2022. Nos atuais "playoffs", lidera a estatística, com 9,8.

"Ele é único. Até há caras similares, mas ele é único. É um catalisador nos contra-ataques, faz um grande trabalho acionando seus companheiros em um bom ritmo e passes para a frente. E dinâmico no pick-and-roll, sabe fazer cada passe do pick-and-roll. E sabe pontuar", afirmou o técnico que tentará freá-lo na decisão, Mark Daigneault.

Tyrese não é Magic Johnson, mas, como observou Daigneault, é mesmo hábil para atuar em velocidade e tem boa visão para achar os colegas. Motor do excelente ataque dos Pacers, sabe que precisará exibir seu melhor nível para erguer o troféu que Magic levantou pela última vez há quase quatro décadas.

De lá para cá, claro, houve grandes armadores. O cracaço Stephen Curry, ainda que longe do protótipo do armador tradicional, foi a seis finais com o Golden State Warriors. Mas em nenhuma delas teve como grande rival um "point guard" -em quatro delas, seu principal oponente era o ala LeBron James.

Shai Gilgeous-Alexander, 26, também não é Magic Johnson, Isiah Thomas ou John Stockton. Joga na posição 1 e dá suas assistências, porém é como um pontuador criativo que se destaca. Eleito o melhor jogador do campeonato -o prêmio, à americana, é entregue com base no desempenho na etapa de classificação-, teve média de 32,7 pontos por jogo na primeira fase, a maior da liga.

"É um cara que nasceu para ser grande. Dá para perceber. Ele tem uma atitude, uma frieza, é imperturbável. É um cara que sabe quem é e tem muita fé em si mesmo", afirmou o técnico que tentará freá-lo na decisão, Rick Carlisle. "É muito difícil marcar 30 pontos em um jogo. Quanto mais fazer isso por dois anos, sem parar."

As pequenas Oklahoma City e Indianápolis jamais celebraram um título da NBA. Jamais, neste século, o troféu foi disputado por duas equipes claramente lideradas por armadores. Isso começa a mudar nesta quinta.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Final da NBA tem primeiro duelo entre armadores protagonistas desde 1989

ESPORTES

Cristiano Ronaldo brilha, Portugal bate Alemanha de virada e avança à final da Liga das Nações

Final da NBA tem primeiro duelo entre armadores protagonistas desde 1989

ESPORTES

Botafogo faz "jogo de despedida" antes de viajar para o Super Mundial de Clubes

Final da NBA tem primeiro duelo entre armadores protagonistas desde 1989

ESPORTE CAPIXABA

Vitória fatura medalhas de ouro no Estadual de remo paralímpico

Final da NBA tem primeiro duelo entre armadores protagonistas desde 1989

ESPORTE CAPIXABA

Rio Branco tem novo desafio nesta quarta pelo Campeonato Brasileiro da Série D

Ícone tags Tags armadores basquete NBA PLAYOFFS Shai Gilgeous-Alexander Tyrese Haliburton
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso