X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Atletas do ES vão “voar alto”

Governo do Estado lança editais do programa Voe Atleta e do chamamento público para a realização de competições esportivas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Atletas do ES vão “voar alto”
Renato Casagrande reforçou a importância dos investimentos no esporte para o desenvolvimento do Estado |  Foto: Hélio Filho/SECOM

Com o objetivo de seguir investindo no esporte capixaba, o governo do Espírito Santo realizou, na tarde desta quinta-feira, o lançamento dos editais do programa Voe Atleta e do chamamento público para a realização de eventos esportivos. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

Para o governador Renato Casagrande, a prática esportiva é essencial para o desenvolvimento do Estado e, por isso, o lançamento desses editais é tão importante.

Leia mais sobre Esportes aqui

“O esporte é instrumento de integração, de autoestima, de relacionamento e de cultura da paz. Queremos que nossos atletas continuem levando a bandeira do Espírito Santo e do Brasil por onde forem, mas também queremos garantir que toda a sociedade tenha a oportunidade de melhorar a qualidade de vida por meio da prática de esportes”, afirmou o governador.

O programa Voe Atleta, que era conhecido como Compete Esportivo, é responsável por custear passagens de avião para atletas e paratletas capixabas de alto rendimento que disputam competições nacionais e internacionais. Por outro lado, o chamamento público garante o investimento em projetos e eventos esportivos em todo o Estado.

“São atividades como essas que vão colocar o Espírito Santo numa posição cada vez melhor.  A prática esportiva é um parâmetro para mostrar o desenvolvimento de um país e de um estado. Não existe um país desenvolvido que não tenha uma ligação direta com o esporte”, ressaltou Casagrande.

Os dois editais estão disponíveis no site www.sesport.es.gov.br e o prazo para participar do processo e garantir o auxílio do governo segue até o início do mês de julho.

De acordo com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, os atletas não podem deixar a chance escapar. “Com esses programas, os atletas competem, acabam ranqueados e podem ser contemplados também com o bolsa atleta”, contou.

“Estamos investindo R$ 1,4 milhão até dezembro deste ano, com o objetivo de ajudar nossos atletas a participarem de grandes eventos no segundo semestre por meio do Voe Atleta. E mais R$ 3,7 milhões com o chamamento público para a realização de eventos esportivos entre 2023 e 2024, para que as federações e entidades tenham tempo de se organizar e se planejar”, revelou Nunes.

Novos membros em Conselho

A cerimônia de lançamento dos editais contou também com a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Esportes e Lazer (CEEL), que tem o objetivo de estimular as iniciativas públicas e privadas no desenvolvimento das atividades esportivas e de lazer.

O conselho terá como presidente o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes. Além dele, serão membros: Ferreira Neto, Geovani Silva e Guilherme Filgueiras, como representantes da comunidade esportiva.

Também tomaram posse André Schieck e Arnaud Cordeiro, como representantes de federações esportivas; Leonardo Emannuel Cerqueira, representando o Conselho Regional de Educação Física, Jair Oliveira, representando a imprensa esportiva capixaba, entre outros.

Segundo o governador Renato Casagrande, o conselho será fundamental para o desenvolvimento do esporte capixaba. “Conversei com o Nunes e pedi uma relação muito boa com as federações, porque são elas que podem ajudar na evolução do nosso esporte”, revelou.

Já o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, ressaltou os investimentos que estão sendo realizados pelo governo. “Já passamos momentos difíceis no Espírito Santo em relação a falta de investimentos no esporte, mas agora estamos fazendo esse trabalho incrível”, afirmou.

Durante a solenidade, um grupo de jovens ginastas apoiadas pelo governo, como Geovanna Santos, realizou uma bela apresentação em homenagem a cantora Rita Lee. Por fim, o evento contou também com a palestra do Dr. Fernando Marinho Mezzadri, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre a Lei Geral do Esporte.

Leia mais

Torneio mais antigo do mundo opõe ano perfeito do City e reconstrução do United

GOLS DA RODADA | Confira os gols da classificação do Flamengo na Copa do Brasil

Santos se surpreende com punição e revê planos por Eduardo Bauermann

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: