Sorriso novo em poucas horas
Implante com carga imediata e prótese protocolo estão entre soluções que devolvem a pacientes qualidade de vida e autoestima
Conquistar um sorriso novo em pouquíssimo tempo já é realidade! Com as novidades em tratamentos odontológicos, é possível até colocar dentes novos em poucas horas, com o chamado implante com carga imediata unitária.
A cirurgiã-dentista Marlei Bonella, mestre em Implantodontia e diretora clínica do IOS Instituto Odontológico, explica que, nesse procedimento, o dente comprometido é removido e, no mesmo ato cirúrgico, o implante e um dente provisório são instalados.
“Em menos de três horas, o paciente recupera a mastigação e a estética, evitando o desconforto de ficar sem dente”, diz.
Quando a necessidade envolve a arcada completa, a prótese protocolo com carga imediata se destaca. Nela, são colocados de quatro a cinco implantes, que sustentam uma prótese fixa.
“O tratamento permite que o paciente volte a sorrir e a mastigar em até sete dias, inclusive aqueles com pouca estrutura óssea. Isso é possível graças a uma técnica exclusiva, desenvolvida para acelerar a osseointegração, com garantia vitalícia de implantes”, destaca a dentista.
A evolução da implantodontia trouxe ainda mais precisão e rapidez para esses processos, com superfícies bioativas que aceleram a integração óssea, cirurgias guiadas por planejamento digital e métodos minimamente invasivos que preservam os tecidos.
“Mais do que devolver dentes, esses tratamentos mudam vidas. O sorriso impacta autoestima, relações sociais e até o desempenho profissional. Quando alguém transforma o sorriso, todo o resto acompanha. É uma mudança que reverbera na vida inteira”, comenta Marlei Bonella.
Nas unidades do IOS onde atua, na Enseada do Suá, em Vitória, e em Laranjeiras, na Serra, a dentista acompanha essa transformação na vida de cada paciente.
“Cuidar de sorrisos é cuidar do bem-estar. A pessoa se vê de outra forma e se sente mais segura”, afirma.Sobre a carga imediata, Marlei reforça a agilidade: “Em poucas horas, o paciente sai da clínica com o sorriso arrumado, sem o impacto emocional de ficar sem dente, como era necessário antes dessa evolução”, afirma.
Em relação à prótese protocolo, ela explica que o implante ajuda a preservar a estrutura óssea, mantendo a harmonia facial.
“Investir em implantes é investir em qualidade de vida. Garantimos funcionalidade, naturalidade e saúde física e emocional aos pacientes. Devolver a dignidade, por meio de um sorriso saudável, é permitir que a pessoa viva plenamente”, reforça.
Solução para quem sofre perda óssea acentuada
Mesmo quem sofre de perda óssea acentuada no maxilar pode recuperar o sorriso e, consequentemente, a autoestima. Entre as alternativas modernas para reabilitação oral, os implantes zigomáticos têm ganhado destaque.
A cirurgiã-dentista Marlei Bonella explica que essa técnica é indicada justamente quando os implantes tradicionais não conseguem ser instalados, devido à falta de suporte ósseo.
Segundo ela, esses implantes possuem comprimento maior e características específicas para atender pacientes com reabsorção severa na parte superior da boca.
“Eles são desenvolvidos para casos em que a estrutura óssea não permite o uso das técnicas convencionais”, descreve.
O nome da técnica vem do local onde os implantes são ancorados: o osso zigomático, na região das maçãs do rosto. A fixação é feita internamente pela cavidade bucal, sem necessidade de procedimentos externos.
Marlei destaca ainda que o método se tornou uma alternativa confiável. “A taxa de sucesso é elevada e, além disso, não há necessidade de enxerto ósseo. O processo é mais ágil, e os resultados impactam diretamente a mastigação, a fala e o visual do sorriso”, reforça a especialista.
Procedimento rápido
A técnica permite que o dente seja reabilitado no mesmo dia, garantindo um novo sorriso em aproximadamente três horas.
Mais praticidade
Receber a reposição dentária em tão pouco tempo traz conforto para quem não quer usar próteses removíveis durante a cicatrização ou passar pelo desconforto de ficar sem dente.
Manutenção do osso
Ao instalar o implante logo após a extração, o osso da região segue sendo estimulado, o que contribui para manter o volume dele e evitar a perda óssea natural que ocorre após a perda do dente.
Recuperação mais ágil
Enquanto no implante convencional é preciso reabri-lo após 3 a 4 meses, o implante com carga imediata dispensa uma segunda cirurgia. Com isso, o tempo total de integração e retorno do paciente à rotina é menor.
Solução em 3 horas
Entre os pacientes já atendidos pela cirurgiã-dentista Marlei Bonella, vale destacar o caso de um homem de 51 anos que chegou ao IOS com um quadro de reabsorção radicular, quando o sistema imunológico destrói a estrutura da raiz do dente. Foi necessário extrair os quatro dentes anteriores do paciente. “No mesmo momento cirúrgico, fizemos os implantes com carga imediata. Em três horas, recuperamos estética e mastigação.”
DENTES aparentemente normais, mas, na radiografia, foi constatada a reabsorção radicular
DENTES removidos por causa da reabsorção radicular
APÓS extração dos dentes comprometidos, foram feitos 4 implantes com carga imediata
Comentários