Cooperativas movimentam calendário de corridas
Ao longo deste ano, diversas instituições realizaram eventos de promoção ao esporte em diferentes regiões do Espírito Santo
Os capixabas desenvolveram paixão pelas corridas de rua. O número de provas dessa modalidade realizadas em 2025 no Espírito Santo reforça a tendência. Entre janeiro e novembro, mais de 70 corridas foram promovidas no Estado, considerando as registradas na plataforma Ticket Sports.
Empresas e instituições ajudaram a popularizar o esporte, e algumas estrearam na promoção desses eventos esportivos neste ano. Entre elas, as cooperativas capixabas, que transformaram o conceito da cooperação em uma experiência empolgante para atletas profissionais e amadores.
A Federação Unimed Espírito Santo, por exemplo, lançou a Corrida Unimed – Circuito Vitória, no último dia 12 de outubro. Mais de 1,1 mil atletas percorreram os sete quilômetros da prova. Além de estimular hábitos saudáveis, a cooperativa exercitou a solidariedade: mais de mil litros de leite foram arrecadados com inscrições solidárias e doados aos projetos sociais Fome de Leitura e Crescer com Viver.
As cooperativas Cacal, Coopcastelo, Sicredi, Unimed Sul Capixaba e Uniodonto ES se uniram para promover uma corrida em celebração ao Dia de Cooperar. A prova, de cinco quilômetros, foi em Castelo, no dia 31 de agosto. Parte do valor arrecadado com as inscrições foi doada para a Associação das Crianças de Castelo (Acric). Além da corrida, o público pôde desfrutar de serviços de saúde, educação e lazer gratuitos.
Há menos de cinco anos no Espírito Santo, o Sicredi já entendeu o amor do capixaba pelas corridas. Por isso, realizou a Maratona Internacional do Espírito Santo Sicredi, em 23 de novembro. A prova contou com três percursos: 42 quilômetros, com largada em Itapemirim; e 21 quilômetros e 8 quilômetros, ambos saindo de Anchieta. A chegada foi em Guarapari. As provas reuniram mais de mil atletas, que puderam apreciar a bela paisagem do litoral capixaba.
O Sistema OCB/ES, organização que representa as cooperativas capixabas, realizou a 1ª Corrida da Cooperação, no dia 17 de agosto, reunindo mais de mil pessoas. O percurso da prova foi de sete quilômetros, saindo de Vitória, passando pela Terceira Ponte e terminando em Vila Velha. Foram arrecadados mais de R$ 63 mil com as inscrições, valor doado a três instituições sociais.
Registros fotográficos incentivam vida ativa
A Veneza, marca da cooperativa Nater Coop, aposta em fotos gratuitas para incentivar o capixaba a correr. A iniciativa, chamada Veneza Day, ocorre no último sábado de cada mês. Fotógrafos profissionais registram quem passa correndo na Praia da Costa e em Itapuã, em Vila Velha, e na Orla de Camburi, em Vitória, das 5h30 às 7h30.
Além de disponibilizar fotos gratuitas, o Veneza Day oferece degustação de produtos e distribui brindes em quiosques promocionais. A marca também realizou ativações em eventos esportivos. As ações começaram em janeiro deste ano e vão continuar em 2026.
“O Veneza Day é uma forma de devolver aos capixabas a energia que recebemos deles todos os dias. A ação abraça o estilo de vida ativo, celebra quem escolhe se movimentar e transformar uma manhã comum em algo especial”, destaca Cíntia Freitas, profissional de Marketing da Unidade Alimentos da Nater Coop.
Mais de 70 mil fotos já foram disponibilizadas para o público. A Nater Coop estima que a ação já impactou mais de 100 mil pessoas, nas ruas e nas redes sociais.
Cooperados ganham metade do valor da inscrição
A Cooperáguia criou um benefício que estimula os cooperados a se manterem em movimento. A cooperativa de crédito reembolsa 50% do valor da inscrição em corridas de rua. Cada associado pode se inscrever em até uma corrida por mês, respeitando as 50 cotas mensais. O desconto é limitado a R$ 200.
Willian Silva, analista de Suprimentos no Grupo Águia Branca, descobriu o benefício neste ano e, desde então, participa de uma corrida quase todo mês. Em março de 2025, ele realizou o desejo que tinha de marcar presença na corrida Insanity Mountain - Pico da Bandeira, no Caparaó.
“A cooperativa reduz a barreira financeira para participar de eventos esportivos. Em corridas mais caras, 50% podem representar um custo significativo para o participante”, reconhece.
Renato Silva, coordenador de Suporte no Grupo Águia Branca, já utilizou o benefício diversas vezes. A primeira meta pessoal era correr as Dez Milhas Garoto, o que fez em 2022. Com o desconto, ele se planejou e treinou para a prova.
“Superar minha primeira meta foi um momento muito marcante. O incentivo do reembolso tem um impacto significativo nos aspectos pessoal e profissional dos cooperados e ajudou a mudar a minha vida”, lembra.
Comentários