X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TENDÊNCIAS 2024

Sorriso mais bonito na maturidade

Tecnologia ajuda a Odontologia a proporcionar saúde bucal e beleza aos pacientes na terceira idade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sorriso mais bonito na maturidade
garante que as novas técnicas reabilitam o sorriso dos idosos com mais facilidade |  Foto: divulgação

Em cada etapa da vida, a saúde da boca e a estética do sorriso sofrem mudanças e necessitam de cuidados especiais. Com o paciente idoso isso não é diferente. A boa notícia é que os tratamentos odontológicos atuais deixam no passado os antigos medos do tratamento que pessoas da terceira idade tiveram.

“Com a evolução das técnicas, materiais e tecnologias atuais, os dentes são mais facilmente tratados, mas parte da população ainda desconhece os avanços”, diz o cirurgião dentista Augusto Puppin.

Segundo ele, o uso de implantes dentários por exemplo, é uma realidade que evolui a cada ano, inclusive em pacientes de idade avançada. “Um dentista capacitado e atualizado pode tratar o paciente idoso em seu consultório de forma assertiva, prevenindo e solucionando os problemas”, diz o dentista. Dependendo do caso e situação em que o paciente se encontra, Puppin realiza atendimento domiciliar e hospitalar.

“Com o passar dos anos ficamos mais propensos a desenvolver doenças bucais e o sorriso tende a ficar comprometido. Gengivas doloridas, perda óssea, redução da salivação, desgaste do esmalte dos dentes, fala comprometida e dificuldade de alimentação são alguns exemplos”, explica o cirurgião dentista.

Imagem ilustrativa da imagem Sorriso mais bonito na maturidade
saudável na 3ª idade |  Foto: Divulgação

No passado, era comum que pessoas em idades avançadas dessem pouca importância para o visual e aparência. “Isso tem mudado e a parcela de pessoas que se preocupam com a estética e saúde bucal é bastante significativa, estando atentas aos cuidados necessários e envelhecendo com dentes saudáveis e naturais, algo que antigamente não era tão comum”.

“Hoje temos um grande número de pacientes geriátricos que vivenciaram a odontologia de décadas atrás, que era limitada. No qual, muitas vezes a única saída para um problema dentário hoje considerado simples, era tratado com a remoção do dente”, diz o dentista, que encoraja os idosos a procurarem um especialista para resolver problemas de saúde bucal e recuperar a autoestima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: