X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TENDÊNCIAS 2024

Escola em tempo integral é tendência para famílias no ES

Em 2024, o Colégio Marista terá como novidade turmas em tempo integral do Maternal 2 até o 5ºano do Ensino Fundamental


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escola em tempo integral é tendência para famílias no ES
pais preferem deixar seus filhos em um ambiente pedagógico mais estruturado ao invés de optarem por babás |  Foto: divulgação

Acarga horária de trabalho, tem levado muitas famílias a investirem em educação em tempo integral para os filhos, pois na maioria dos casos, os responsáveis preferem deixar seus filhos em um ambiente pedagógico mais estruturado ao invés de optarem por babás, por exemplo.

É o caso da bióloga Cinara Cipriano, que decidiu pelo Tempo Integral Marista para o filho. “Tanto eu quanto o pai do Francisco trabalhamos em regime presencial de 8 horas. Entre contratar uma babá e o Tempo Integral não pensamos duas vezes. Optamos pela segurança da escola, longe dos eletrônicos ou correndo o risco de conversar online com pessoas que a gente não conhece, sem nenhum tipo de monitoramento, além do mais, às vezes, uma babá não dá conta de fazer uma tarefa de casa. No integral ele já estuda para prova, tem uma rotina de estudos e isso vai fazer diferença na vida dele. Fora tudo isso, ele ainda faz atividade extracurricular, então entre ficar em casa na TV ou jogando no computador, é muito melhor que ele fique no colégio”, explica a mãe.

Em 2024, no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha o Tempo Integral terá como novidade turmas a partir do Maternal 2 até o 5ºano do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Além disso, vale destacar que, a modalidade Integral oferece apoio e orientação na realização das tarefas de casa, pesquisas escolares e atividades indicadas pelos professores do turno regular. Além disso, desenvolve ações pastorais, esportivas e culturais.

“As atividades do Tempo Integral Marista são organizadas e realizadas para contribuírem com o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Para isso, contemplam cinco dimensões importantes para a melhoria da qualidade de vida e do processo de aprendizagem: dimensão do bem-estar e cuidado, dimensão da orientação de estudos, dimensão da ludicidade, dimensão de esporte, arte e cultura, e a dimensão da evangelização. Com este olhar amplo, uma equipe qualificada para o desenvolvimento assertivo de cada atividade proposta e com um espaço exclusivo, nosso Tempo Integral é um diferencial do Colégio que também contribui significativamente com as famílias que buscam este serviço”, destaca o diretor do colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Álvaro Gonçalves.

Sobretudo, o Tempo Integral Marista é ideal para famílias que desejam um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento integral das crianças.

Alunos são estimulados a desenvolver autonomia

Imagem ilustrativa da imagem Escola em tempo integral é tendência para famílias no ES
apoio ao desenvolvimento |  Foto: divulgação

Em cada experiência de vida, o Colégio Marista Nossa Senhora da Penha ajuda os alunos a passar pelos desafios que vão formar o indivíduo. A escola é o ambiente ideal para experimentar e desenvolver as potencialidades humanas.

No Marista, por meio de uma educação de excelência em uma atmosfera cuidadosa e de solidariedade, os estudantes são estimulados a desenvolver a autonomia e a identidade em um espaço que valoriza a coletividade, seja na sala de aula, no laboratório, no teatro ou na quadra esportiva.

Por meio da presença, do diálogo, da escuta e de atitudes transformadoras, a escola forma protagonistas de seu tempo, que deixarão legados mundo afora.

Na educação infantil, traz práticas pedagógicas nas quais brincadeira, jogo e imaginação são importantes no desenvolvimento das crianças. Desta forma eles interagem entre si, estabelecem vínculos afetivos e sociais, fazem descobertas e aprendem a lidar com as emoções, a socializar e a adquirir o conhecimento de maneira prazerosa e criativa.

A pedagogia Marista favorece as abordagens que colocam as crianças como verdadeiras protagonistas no seu modo singular de pensar, fazer e agir.

Diferencias do colégio

Formação Humana e Cristã

A evangelização de crianças e adolescentes é um dos pilares da nossa atuação. O jeito marista de educar apoia-se em valores cristãos e promove o diálogo com diversas áreas do conhecimento, a fim de preparar nossos estudantes para enfrentar os desafios contemporâneos.

Programa Bilíngue

Em vez das tradicionais aulas de Inglês, nossos alunos têm aulas multidisciplinares em Inglês, dentro da matriz curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. São cinco aulas por semana, nas quais o aprendizado da língua é estimulado de forma espontânea e criativa, tudo em parceria com a Cambridge University Press.

Educação Tecnológica

O fazer para aprender, também conhecido como “cultura maker”, é uma das tendências educacionais presentes nas salas de aula. Ao desenvolver o conhecimento em robótica e conceitos de programação, nossos estudantes aplicam a teoria em exercícios que usam o lúdico e a tecnologia em sua resolução.

Internacionalização

O Marista está presente em mais de 80 países, o que nos faz valorizar a experiência da internacionalidade. Isso se reflete no dia a dia dos nossos colégios, nas práticas pedagógicas e em projetos como o High School e o Intercâmbio Marista, que proporcionam contato e aprendizado com novas culturas.

Novo Ensino Médio Marista

Abrange componentes curriculares e tecnologias educacionais que apoiam os estudantes tanto na preparação para os vestibulares quanto no campo emocional. Os itinerários formativos são escolhidos por cada aluno, com foco no projeto de vida e caminho a ser trilhado na universidade.

Habilidades Socioemocionais

A dimensão socioemocional é desenvolvida com ações pedagógicas que contemplam o autoconhecimento, as relações interpessoais, a ética socioambiental, a tomada de decisões e o compromisso com a solidariedade universal. Assim, apoiamos nossos estudantes na construção do projeto de vida e na preparação para os desafios do futuro.

Esportes

Estimulamos e gerenciamos a prática de atividades físicas e esportivas, educando sobre a sua importância no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Os estudantes aprendem sobre respeito às regras, ampliam as amizades, previnem doenças e têm um melhor desenvolvimento motor, cognitivo, físico e social.

Arte e Cultura

O Serviço de Arte e Cultura desenvolve atividades artísticas e culturais para múltiplas linguagens — música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho —, além de estimular a inteligência, a reflexão, a compreensão e o exercício pleno da cidadania.

Mais informações no site: https://marista.edu.br/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: