X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TENDÊNCIAS 2024

Cirurgia para ficar livre dos óculos

Com os avanços tecnológicos na área da oftalmologia e uma demanda por qualidade de vida, mais pessoas buscam por cirurgias


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cirurgia para ficar livre dos óculos
aposta nas cirurgias refrativas para dar mais qualidade de vida ao paciente |  Foto: divulgação

A cirurgia refrativa tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre pessoas que desejam se livrar dos óculos de grau ou das lentes de contato. Essa tendência é impulsionada por diversos fatores, incluindo avanços tecnológicos na área da oftalmologia, maior acessibilidade a procedimentos cirúrgicos e a busca constante por conveniência e qualidade de vida.

A cirurgia corrige problemas de visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Entre as técnicas mais comuns estão o LASIK (keratomileusis in situ a laser) e o PRK (ceratectomia fotorrefrativa). Ambas as técnicas visam modificar a forma da córnea para melhorar a focalização da luz na retina, proporcionando uma visão mais nítida.

Para a oftalmologista Karine Moysés Moro, as maiores tecnologias em oftalmologia são relacionadas atualmente à evolução das lentes intraoculares, que hoje são capazes de proporcionar redução significativa do grau dos pacientes além de tratar a catarata.

"Nos dias de hoje existe uma grande preocupação com qualidade de vida e bem-estar, o que aumenta a procura dos pacientes por soluções para se tornarem independentes dos óculos".

A médica explica que a cirurgia refrativa pode ser realizada na córnea ou com lentes intraoculares. "A melhor opção e a mais adequada para cada paciente é avaliada na clínica através da consulta e dos exames complementares", alerta Karine.

CORTES

Um grande avanço é o uso do laser de femtosegundo , que veio para aperfeiçoar tanto a cirurgia refrativa corneana quanto a cirurgia de catarata.

O seu uso substitui as técnicas cirúrgicas que necessitam de utensílios como lâminas. O laser femtosegundo faz uma separação de tecido, não produzindo cortes, permitindo uma maior precisão e rapidez nas etapas cirúrgicas.

"Em nossa clínica fazemos essas cirurgias e implante de lentes facicas que são indicadas para pacientes com altos graus e que não podem ser submetidos a cirurgias na córnea", explica a oftalmologista.

SAIBA MAIS

Por que optar pela cirurgia?

Conveniência: a eliminação da necessidade de usar óculos ou lentes de contato pode proporcionar uma maior sensação de liberdade e comodidade, especialmente em atividades cotidianas, como esportes e atividades ao ar livre.

Avanços Tecnológicos: os avanços na tecnologia a laser e em técnicas cirúrgicas têm sido muitos , aumentando a confiança das pessoas na decisão de operar.

Custo a longo prazo: embora a cirurgia refrativa inicialmente envolva um custo significativo, elimina a necessidade de comprar óculos ao longo da vida.

Estética: algumas pessoas optam pela cirurgia refrativa devido a questões estéticas, evitando o uso constante de óculos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: