Cirurgia para ficar livre dos óculos
Com os avanços tecnológicos na área da oftalmologia e uma demanda por qualidade de vida, mais pessoas buscam por cirurgias
Escute essa reportagem
A cirurgia refrativa tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre pessoas que desejam se livrar dos óculos de grau ou das lentes de contato. Essa tendência é impulsionada por diversos fatores, incluindo avanços tecnológicos na área da oftalmologia, maior acessibilidade a procedimentos cirúrgicos e a busca constante por conveniência e qualidade de vida.
A cirurgia corrige problemas de visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Entre as técnicas mais comuns estão o LASIK (keratomileusis in situ a laser) e o PRK (ceratectomia fotorrefrativa). Ambas as técnicas visam modificar a forma da córnea para melhorar a focalização da luz na retina, proporcionando uma visão mais nítida.
Para a oftalmologista Karine Moysés Moro, as maiores tecnologias em oftalmologia são relacionadas atualmente à evolução das lentes intraoculares, que hoje são capazes de proporcionar redução significativa do grau dos pacientes além de tratar a catarata.
"Nos dias de hoje existe uma grande preocupação com qualidade de vida e bem-estar, o que aumenta a procura dos pacientes por soluções para se tornarem independentes dos óculos".
A médica explica que a cirurgia refrativa pode ser realizada na córnea ou com lentes intraoculares. "A melhor opção e a mais adequada para cada paciente é avaliada na clínica através da consulta e dos exames complementares", alerta Karine.
CORTES
Um grande avanço é o uso do laser de femtosegundo , que veio para aperfeiçoar tanto a cirurgia refrativa corneana quanto a cirurgia de catarata.
O seu uso substitui as técnicas cirúrgicas que necessitam de utensílios como lâminas. O laser femtosegundo faz uma separação de tecido, não produzindo cortes, permitindo uma maior precisão e rapidez nas etapas cirúrgicas.
"Em nossa clínica fazemos essas cirurgias e implante de lentes facicas que são indicadas para pacientes com altos graus e que não podem ser submetidos a cirurgias na córnea", explica a oftalmologista.
SAIBA MAIS
Por que optar pela cirurgia?
Conveniência: a eliminação da necessidade de usar óculos ou lentes de contato pode proporcionar uma maior sensação de liberdade e comodidade, especialmente em atividades cotidianas, como esportes e atividades ao ar livre.
Avanços Tecnológicos: os avanços na tecnologia a laser e em técnicas cirúrgicas têm sido muitos , aumentando a confiança das pessoas na decisão de operar.
Custo a longo prazo: embora a cirurgia refrativa inicialmente envolva um custo significativo, elimina a necessidade de comprar óculos ao longo da vida.
Estética: algumas pessoas optam pela cirurgia refrativa devido a questões estéticas, evitando o uso constante de óculos.
Comentários