X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Inovações na odontologia presentes na graduação

Curso da Faculdade Multivix utiliza na formação dos futuros dentistas materiais e procedimentos lançados no mercado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Inovações na odontologia presentes na graduação
Conrado Nascimento: “Essas ferramentas tecnológicas têm mudado a rotina dos trabalhos acadêmicos" |  Foto: Divulgação

O desenvolvimento de ferramentas computacionais e novos métodos de inovação permitem que novas tecnologias sejam promovidas diariamente em todas as áreas de conhecimento. E na área da saúde isso não poderia ser diferente.

O curso de Odontologia da Faculdade Multivix está atento aos novos medicamentos, materiais, procedimentos e dispositivos que são lançados e incorporados à prática odontológica, e as demandas do mercado na atuação do futuro dentista.

Atualmente, os estudantes do curso de Odontologia da instituição contam com equipamentos de ponta no processo de aprendizagem.

O coordenador acadêmico da Faculdade Multivix Vila Velha, Conrado Nascimento, explica que são tecnologias como, exames de imagem digitais para efeito diagnóstico, prontuário digital, sistemas de agendamento de pacientes e controle de consultas, impressoras 3D, sistemas de escaneamento intra oral, aparelhos de laser de baixa potência.

“Essas ferramentas tecnológicas têm mudado a rotina dos trabalhos acadêmicos por acelerar os processos de entrega ao paciente e possíveis tratamentos”, comenta Conrado.

O avanço e a inovação da tecnologia na área são benéficos tanto para os futuros profissionais como para a sociedade, uma vez que pode contribuir para melhorias da saúde bucal das pessoas.

O coordenador acadêmico ressalta que por meio da utilização de softwares, aumenta-se a eficiência no planejamento odontológico com informações adicionais, quando comparados a meios analógicos, podendo mostrar vários planos anatômicos, e também podem simular cirurgias.

Ele acrescenta “que a implementação de alguns processos inovadores ainda não é tão acessível, mas entende-se que vivendo em uma era digital, através de ações públicas e privadas, será possível a extensão à toda a comunidade”, acredita.

SAIBA MAIS

Inovações tecnológicas na Odontologia

Cirurgias guiadas

Com a utilização de softwares específicos já é possível projetar e implementar estruturas anatômicas de um paciente e, desta forma, pode-se, virtualmente, planejar uma cirurgia. A redução do tempo cirúrgico e o aumento da previsibilidade de sucesso são as principais vantagens desta técnica. Ela permite manobras cirúrgicas de alta precisão e confiabilidade em condições flapless, ou seja, sem abertura de retalhos gengivais. Esta inovação tecnológica permite maior conforto durante o procedimento, além de diminuir o edema e a dor.

Escaneamento intraoral

A pouco tempo atrás a maioria dos tratamentos odontológicos para reabilitação oral e restaurações eram feitos apenas com base em moldes retirados da boca do paciente. Entretanto, o uso de scanners intraorais em Odontologia, visando à reprodutibilidade de dentes e arcadas dentárias, tem sido uma nova tendência na última década.

Este sistema possui uma câmera de alta precisão que capta imagens no interior oral e as transfere para um software que faz a leitura e as transformam em um molde digital. As imagens obtidas são utilizadas principalmente em diagnóstico e planejamento de casos clínicos, mas podem também ser impressas.

Planejamento digital em tratamentos estéticos gengival e reabilitador

O planejamento reverso em reabilitações estéticas é uma realidade atual. São utilizados softwares desenvolvidos em que o dentista realiza o planejamento digital do tratamento para atender as necessidades pessoais de cada paciente. Enquanto um paciente precisa melhorar o sorriso funcionalmente, outro necessita de tratamento estético para melhorar seu sorriso. O planejamento digital permite simular o tratamento em computador, inclusive com o acompanhamento e sugestões do paciente.

Exames radiológicos digitais

A tomografia, também chamada de tomografia computadorizada, pode ser classificada como um tipo de radiografia em 3D. Na odontologia, a tomografia computadorizada permite marcar as melhores posições e angulações dos implantes conforme o formato ósseo do paciente, evitando assim acidentes cirúrgicos e cortes desnecessários.

Ética e tecnologia na rotina

O acesso às tecnologias e a utilização das inovações no exercício da profissão é um diferencial na rotina clínica do dentista. Por meio delas, é possível aumentar a previsibilidade dos tratamentos que resulte numa melhor entrega ao paciente.

Para Conrado Nascimento, não existem dúvidas de que as inovações oferecem inúmeros benefícios para a área da saúde e todos os serviços auxiliares. Por outro lado, o coordenador alerta sobre a conduta ética do profissional.

“Apesar dessas vantagens significativas, é fundamental que os profissionais utilizem as inovações com cuidado, ética e humanização, sempre respeitando o paciente em primeiro lugar e utilizando 'a máquina' como mecanismo de apoio, e nunca como substituição ao trabalho e reconhecimento humano”, pontua.

É fundamental que profissionais utilizem as inovações com cuidado, ética e humanização, sempre respeitando o paciente Conrado Nascimento, Coordenador

Medicina na Multivix de Cariacica

A Faculdade Multivix acabou de receber autorização para ofertar Medicina na sua unidade de Cariacica. O vestibular, que acontece no dia 31 deste mês, terá 60 vagas.

As inscrições vão até o próximo dia 27, por meio do site da faculdade. O valor da inscrição para ampla concorrência é R$ 350 e para alunos bolsistas R$ 50. A prova será aplicada no campus de Cariacica e o resultado será divulgado no dia 2 de setembro. As matrículas terão início no dia 3 de setembro e seguem até o dia 5. O início das aulas é 9 de setembro.

Para o diretor-executivo do Grupo, Tadeu Penina, a implantação do curso de Medicina da Multivix em Cariacica representa um novo capítulo na história da instituição.

Cariacica é a terceira cidade mais populosa do Estado, de acordo com os dados do IBGE, com 353.510 habitantes. Além do cenário positivo de expansão, a cidade faz limite com os demais municípios da Grande Vitória e está no encontro das BRs 101 e 262.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento e ampliar o acesso da população à educação de qualidade. A chegada do curso de Medicina ao município trará inúmeros benefícios, desde a criação de empregos até a melhoria dos serviços de saúde. Estamos empenhados em garantir que essa nova oferta acadêmica tenha impacto profundo e benéfico em toda a comunidade”, destacou.

Atualmente, o curso de Medicina é ofertado na Faculdade Multivix Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Serra.

Imagem ilustrativa da imagem Inovações na odontologia presentes na graduação
Tadeu Penina: “Educação de qualidade” |  Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Inovações na odontologia presentes na graduação
Fachada Multivix Vila Velha |  Foto: Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: