Cuidado com saúde mental de forma integral
De atendimentos a capacitação, instituto conta com equipe de profissionais que atuam nas áreas de psicologia e psiquiatria
Escute essa reportagem

Com uma abordagem diferenciada, o Instituto Acalanto realiza atendimentos em saúde mental de forma integral, a partir da avaliação da complexidade de cada situação, tendo como foco a oferta de assistência especializada a todas as faixas etárias e etapas do ciclo vital familiar: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Localizado em Vitória, conta com uma equipe de profissionais colaboradores altamente qualificados nas áreas de psicologia e psiquiatria, inclusive em outros municípios e também para a realização de atendimentos on-line.
A equipe tem formação para atuar na prevenção e no tratamento em saúde mental com as seguintes abordagens: Terapia Familiar e de Casal, Terapia do Luto, Assistência Multiprofissional à Autolesão e ao Comportamento Suicida, Intervenção em Situações Críticas, Teoria do Apego, Terapia Cognitivo-Comportamental, EMDR – Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares, Brainspotting, entre outros.
Sua coordenadora, Daniela Reis e Silva, pioneira na área de luto e trauma no Espírito Santo e no Brasil, desenvolveu conhecimento sobre luto, trauma, comportamento suicida e saúde mental a partir de sua experiência de mais de 35 anos como psicóloga em diversas situações clínicas e intervenções em outros contextos, tais como acidente aéreo, enchentes, acidentes automobilísticos e atuação em empresas para intervenção psicológica precoce, em função de acidentes de trabalho, dentre outras atividades.
Sua prática foi aprimorada por oportunidades de extensa formação no Brasil e no exterior, atuando como professora, clínica e pesquisadora, tendo o luto por suicídio como foco no mestrado e, no doutorado, a utilização do EMDR em situações de luto.
Além disso, o Instituto Acalanto também capacita estudantes e profissionais nas áreas de saúde mental, trauma, luto, transtornos psiquiátricos, comportamento suicida, emergências e desastres, e abordagens psicoterápicas, como o EMDR e o Brainspotting.
Atua em empresas e instituições com consultorias em saúde mental para a identificação e prevenção de riscos psicossociais, treinamentos e capacitações para áreas de saúde, recursos humanos e segurança do trabalho, desenvolvimento de lideranças e intervenções em incidentes críticos, com destaque a acidentes de trabalho, visando promover a saúde mental em ambiente laboral.
Projetos
O Instituto Acalanto também atua em projetos de responsabilidade social:
Rede API – Apoio a Perdas (Ir)reparáveis - rede de apoio ao luto por qualquer tipo de perda, com funcionamento em Vitória há 20 anos, por meio de reuniões presenciais mensais, que integra a rede nacional com outras unidades, inclusive com funcionamento online: www.linktr.ee/redeapi
Rede Pode Falar, em parceria com o Unicef, canal de escuta acolhedora para adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, que funciona de segunda a sábado de 8h às 20h (exceto feriados). www.podefalar.org.br
Mentoria em Psicologia - Clínica com foco em luto e trauma, em parceria com o Instituto Flor de Cerejeira (SP), com vagas limitadas para atendimentos sociais.
Informações: Para mais informações sobre qualquer um dos projetos: 27 99599-6484
Visite: www.acalantovix.com.br
Comentários