X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Trem do Forró completa 34 anos e mais de 200 mil forrozeiros a bordo

Veja como será homenagem na Câmara do Recife e como vai ser a nova temporada da festa sob trilhos


Imagem ilustrativa da imagem Trem do Forró completa 34 anos e mais de 200 mil forrozeiros a bordo
A festa sob os trilhos já contabilizou cerca de mil horas em 200 dias de viagem |  Foto: Divulgação

Os 34 anos do Trem do Forró, uma das atrações turísticas mais tradicionais da capital pernambucana, serão lembrados em uma sessão solene na Câmara de Vereadores do Recife, nesta quinta-feira (30), 10h. A cerimônia, proposta pelo vereador Rinaldo Júnior (PSB), também reverencia os Jovens Sanfoneiros do Recife.

A festa sob os trilhos já atraiu mais de 200 mil pessoas, contabilizando cerca de mil horas em 200 dias de viagem, levando as tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes.

A experiência - que consiste numa viagem da capital para outro município com forró pé de serra e estrutura de bar - ficou conhecida pelos pernambucanos mais bairristas, que adoram turistar no próprio estado, e por visitantes de outros estados.

Estamos muito felizes com essa homenagem. Esta celebração confirma que estamos no caminho certo, construindo uma festa que se tornou um importante instrumento cultural e imaterial. Independentemente do destino, seja Caruaru, Cabo ou Gravatá, muitos turistas vêm à capital pernambucana para viver essa experiência única, Anderson Pacheco, Empresário e idealizador do Trem do Forró

“Nosso objetivo é homenagear os jovens artistas recifenses, com o intuito de fortalecê-los e incentivá-los a participar de nossas festividades juninas e que possam inspirar novos artistas em nossa cidade. Estamos também homenageando o Trem do Forró, esse Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife, que completou 34 anos desde a sua primeira viagem”, declarou Rinaldo Júnior.

O vereador também é autor do Projeto de Lei 79/2023, aprovado no ano passado, que concedeu à atração junina o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. Para ele, o trem é uma importante ferramenta de divulgação das tradições da cultura nordestina para turistas e visitantes.

As viagens para comemorar o São João começam no próximo dia 8 de Junho

Imagem ilustrativa da imagem Trem do Forró completa 34 anos e mais de 200 mil forrozeiros a bordo
Este ano, as viagens do Trem do Forró começam no próximo dia 8 e seguem nos dias 09, 15, 16, 22 e 23 de junho |  Foto: Divulgação

Este ano, as viagens do Trem do Forró começam no próximo dia 8 e seguem nos dias 09, 15, 16, 22 e 23 de junho. Mas quem pretende embarcar no passeio mais animado do mundo precisa correr, só restam ingressos para as saídas dos dias 08, 09 e 23.

O trem parte da capital pernambucana com destino ao Cabo de Santo Agostinho, em um percurso de 84km (ida e volta). Dentro dos vagões, o público será embalado por muito xote, baião, xaxado e forró pé-de-serra.

Os kits são compostos por pulseira e camisa, que dão direito a experiência completa, incluindo parada para festa na cidade do Cabo. Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros.

A estrutura conta ainda com bar para maior conforto. Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e levado para o Pátio de Lazer, localizado ao lado da Estação Central.

No local os passageiros podem apreciar o que a gastronomia junina de Pernambuco tem de melhor e se divertir com apresentações culturais. Os forrozeiros seguem em ritmo de festa na volta para o Recife.

O ingresso custa R$190 (valor único) e pode ser adquirido pelo site da atração (www.tremdoforro.com.br) ou nos quiosques do Ticket Folia dos Shoppings Riomar e Boa Vista.

Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações e campanhas de incentivo.

Cerca de 30% das pessoas que fazem a viagem vêm de outros estados

O passeio é promovido pela Serrambi Turismo em parceria com o setor público e privado. O evento recebe passageiros de todo Brasil, sendo 30% formado por turistas de várias partes do país. Os grupos mais tradicionais são da Bahia, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

A demanda de público gera, aproximadamente, 150 empregos diretos e 100 indiretos, além de movimentar aproximadamente 600 mil reais na economia do Cabo de Santo de Agostinho e R$3 milhões no Recife.

O primeiro passeio do Trem do Forró aconteceu em 1991

O primeiro passeio do Trem do Forró aconteceu em 1991, quando um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente de festa para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró.

O trem, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer, saía do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros.

Mesmo com a extinção do Pró Lazer, o proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do programa, deu continuidade ao passeio, transformando-o em evento turístico.

Em 2001, o destino do Trem do Forró passou a ser o Cabo de Santo Agostinho. Em 2020, a organização da atração junina estava pronta para realizar uma grande festa em comemoração aos 30 anos do passeio, mas em virtude da pandemia, a celebração precisou ser adiada e, em 2022, comemorou de forma histórica três décadas de muita animação.

Serviço: Homenagem ao Trem do Forró

Data: 30/05/2024 (quinta-feira)

Hora: 10h

Local: Câmara de Vereadores do Recife.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: