X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação 2020

“Ginástica” para fortalecer o cérebro por Supera


Imagem ilustrativa da imagem “Ginástica” para fortalecer o cérebro por Supera

Em todo o País, mais de 47 milhões de estudantes brasileiros se preparam para a retomada das aulas presenciais. Na rede estadual de educação do Estado, os alunos voltaram para a escola no último dia 13, e boa parte das particulares já autorizaram as aulas presenciais.

Depois de tantos meses fora das salas de aula, a preocupação de pais de todo o Brasil é para a performance desses estudantes já que as aulas online não supriram por completo as necessidades de escolarização em 2020. Neste sentido, atividades que trabalham as habilidades cognitivas podem auxiliar na retomada e ajudar a recuperar o tempo perdido.

A rede Supera, com 400 unidades no País, oferece um roteiro exclusivo de aulas que contemplam ábaco, apostilas, neuróbicas, dinâmicas e jogos online. Os recursos atuam diretamente no sistema cognitivo e funcionam como uma ginástica para o cérebro.

“A ginástica para o cérebro ajuda em quesitos importantes neste momento de retomada, como foco, concentração e raciocínio lógico. São recursos que interferem diretamente na performance do estudante e serão decisivos nesse momento, após tantos meses com aulas online”, detalhou Solange Jacob, diretora acadêmica do Método Supera.

A necessidade de despertar crianças e jovens para os estudos aumentou a procura pelo Método Supera nas unidades do Espírito Santo nas últimas semanas.

Segundo Paulo Renato Sarmento, franqueado Supera na capital Vitória, o aumento pela procura nas unidades do Estado está diretamente ligado à preocupação dos pais capixabas com a qualidade do ensino em um ano atípico em escolas públicas e particulares.

“Os pais que chegam até nós têm reclamado muito em relação à atenção e concentração de seus filhos, porque mesmo com aulas online a concentração não foi priorizada em 2020”, pontuou o empresário.

Por conta do aumento na procura, as aulas presenciais na unidade devem ser retomadas nos próximos dias. “Queremos retomar as aulas presenciais justamente para ampliar nosso atendimento neste momento primordial para crianças e jovens de Vitória”, ressaltou o empresário.

No Espírito Santo, a rede conta com unidades em Vitória, Vila Velha, São Mateus, Nova Venécia, Marataízes e Cachoeiro de Itapemirim. “As atividades oferecidas pelo Supera comprovadamente desenvolvem o desempenho cognitivo e o raciocínio lógico, ajudam a aprender mais rápido, melhoram o relacionamento consigo mesmo e com outras pessoas, além de aumentar o desempenho na vida profissional e a autoestima”, concluiu Solange.

Imagem ilustrativa da imagem “Ginástica” para fortalecer o cérebro por Supera

Como ter um aprendizado mais eficiente

Ler em voz alta ajuda no aprendizado

Treinar a atenção
Melhorar a atenção significa melhorar a memória. A atenção é a porta de entrada para as informações que são captadas pelos vários sentidos do nosso corpo. Quando isto acontece, as informações que recebemos chegam ao cérebro e são selecionadas conforme a prioridade que serão processadas.

Imagem ilustrativa da imagem “Ginástica” para fortalecer o cérebro por Supera

Saber o que vai estudar
Ajude seu filho a definir metas diárias de estudo e o conteúdo a ser estudado. Definam, juntos, o tempo necessário para estudar todos os conteúdos até o dia das avaliações.

Jovens e adultos
Para os filhos jovens e estudantes adultos é importante resgatar o que já sabe. Para isso é preciso aprender a anotar o que acontece em sala de aula e depois recorrer às anotações, ao que foi discutido em sala, às imagens apresentadas, aos títulos e aos gráficos.

Leia em voz alta
Ajude seu filho a observar o que mais o favorece no estudo (se é ler em voz alta ou silenciosamente).

Estudantes autônomos
Para estudante mais autônomos, durante a leitura faça anotações: use palavras-chave, resuma em tópicos, sintetize as informações e explique para si mesmo o que está estudando. Para os pequenos, ajude-os a dividir a tarefa em partes menores. Por exemplo, divida o texto em partes (use uma linha traçada com lápis mesmo) e durante a leitura façam anotações na própria página e na parte que estão lendo: palavras-chaves, palavras importantes, nomes próprios e datas, o que for importante para lembrar.

Grife no texto as informações principais
Grifar não é colorir o texto. Grife as informações que serão gatilhos das redes semânticas. As que serão utilizadas para resgatar os conteúdos.


Supera

Onde fazer

Vitória
>Jardim da Penha: Avenida Francisco Generoso da Fonseca, 890, loja 4A, 2º piso, e sala 201-C.
>Telefone: (27) 3022-1882.

Vila Velha
>Praia da costa: Rua José Penna Medina, 216, Loja 01.
>Telefone: (27) 3072-6100.

São Mateus
>Fátima: Rua Dr. Arlindo Sodré, 31.
>Telefone: (27) 9994-80217.

Imagem ilustrativa da imagem “Ginástica” para fortalecer o cérebro por Supera

Nova Venécia
>Centro: Praça Jones dos Santos Neves, 140.
>Telefone: (27) 3752-2121.
>WhatsApp: (27) 99654-4303.

Marataízes
>Centro: Rua Treze de Maio, 65.
>Telefone: (28) 3532-5114.
>WhatsApp: (28) 9 9278-2456.

Cachoeiro do Itapemirim
>Maria Ortiz: Av. Jones Santos Neves, 100.
>Telefone: (28) 3036-8897.
>WhatsApp: (28) 9 9969-9992.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: