X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação 2020

Agilidade no processo de mudança por Marista


Imagem ilustrativa da imagem Agilidade no processo de mudança por Marista

Mesmo não sendo simples e nem fácil, a adaptação ao ensino remoto, devido à pandemia, fez com que as escolas tivessem que ser ágeis no processo de mudança do modelo de ensino-aprendizagem.

No Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, a administração central instituiu diversas campanhas preventivas e diferentes ações que nortearam os Grupos de Trabalho, constituídos na unidade.

De acordo com o diretor Alair Bento dos Santos, a escola focou em acompanhar a evolução da pandemia e suas consequências no meio educacional.

“Dentre muitos objetivos, monitoramos e supervisionamos as práticas cotidianas aplicadas nos diferentes setores do colégio. Nosso objetivo sempre foi manter excelência nas ações pedagógicas e docentes, além de estabelecer estratégias durante as atividades remotas, a fim de reduzirmos qualquer risco no retorno às atividades presenciais”.

Para que os alunos continuassem tendo um ensino de qualidade, o diretor relata que a escola transportou todas as atividades escolares para o ambiente remoto Microsoft Teams, com interações síncronas e assíncronas.

O Colégio Marista tem em seu currículo o Programa de Ensino Bilíngue, que também passou por mudanças e inovações para adaptar a aprendizagem da língua estrangeira nesse período. A equipe técnica e as professoras de Inglês se uniram para planejar novos meios didáticos e atividades que envolvessem os estudantes do Maternal 3 ao 2º ano do ensino fundamental na prática do idioma.

Outra ação desenvolvida pelo Marista durante a pandemia foi a “Janela Literária”, para o 2º ano da educação infantil, dando às crianças a oportunidade de lerem histórias de forma virtual.

“Acreditamos que estamos concluindo esse ciclo com sucesso graças ao pleno envolvimento e a dedicação dos colaboradores do colégio e das famílias dos estudantes”, afirmou Alair.

Para a volta das aulas presenciais que aconteceram ontem, o Marista apresentou a pais e alunos um guia de retorno. “Estamos em uma nova fase do 'novo normal' que pede rigor na adoção de protocolos de higienização dos ambientes. Essas práticas passam a ser incorporadas ao ambiente educacional, com o objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19”.

Alunos vão passar por avaliação

Com o retorno das aulas presenciais, o diretor do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Alair Bento dos Santos, afirmou que todos os alunos passarão por avaliação diagnóstica.

“Os resultados dessa avaliação serão discutidos com o objetivo de gerar dados estatísticos para guiar o processo de recuperação dos objetivos educacionais da educação básica, por meio de diferentes planos de ação, individual ou coletivo, e dessa forma abordar as competências e habilidade previstas que não tiverem sido plenamente desenvolvidas no modelo remoto”.

Ainda de acordo com o diretor, os profissionais que atuam diretamente com os estudantes participarão ativamente para favorecer espaços formativos, de forma a minimizar o possível estresse gerado pelo isolamento social e pela rigidez dos protocolos que o colégio teve de adotar para evitar a circulação do coronavírus.

Para 2021, a previsão é de que as aulas sigam no modelo rotacional até que ocorra a imunização dos alunos ou que o Estado estabeleça novas diretrizes para a oferta da educação básica.

“Trabalhamos com a possibilidade de revezamento dos estudantes com atividades pré-determinadas, sendo uma delas, necessariamente virtual. A estratégia de trabalho ou modalidade de ensino dependerá da imunização ou não dos alunos e colaboradores”, ressaltou.

Imagem ilustrativa da imagem Agilidade no processo de mudança por Marista

Marista

Novidades para 2021
>O colégio fará a expansão do Programa Marista Bilíngue do 2º até o 5º ano do ensino fundamental.

Matrículas
>Está com matrículas abertas: inscricoes.marista.edu.br
>As rematrículas também podem ser feitas e estão com condições especiais até 10 de dezembro.
>Informações: 4009-4200.
>Unidades: Vila Velha e Colatina.
>Atende alunos desde o maternal até a terceira série do ensino médio.
>No Estado, a escola possui três unidades: em Vila Velha, no Centro e em Terra Vermelha (que atende a alunos com alta vulnerabilidade), e no município de Colatina, no Noroeste do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: