Login

Atualize seus dados

Imagem ilustrativa da imagem Agilidade no processo de mudança por Marista
Educação 2020

Agilidade no processo de mudança por Marista

22/10/2020 14:30:00 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Agilidade no processo de mudança por Marista

Mesmo não sendo simples e nem fácil, a adaptação ao ensino remoto, devido à pandemia, fez com que as escolas tivessem que ser ágeis no processo de mudança do modelo de ensino-aprendizagem.

No Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, a administração central instituiu diversas campanhas preventivas e diferentes ações que nortearam os Grupos de Trabalho, constituídos na unidade.

De acordo com o diretor Alair Bento dos Santos, a escola focou em acompanhar a evolução da pandemia e suas consequências no meio educacional.

“Dentre muitos objetivos, monitoramos e supervisionamos as práticas cotidianas aplicadas nos diferentes setores do colégio. Nosso objetivo sempre foi manter excelência nas ações pedagógicas e docentes, além de estabelecer estratégias durante as atividades remotas, a fim de reduzirmos qualquer risco no retorno às atividades presenciais”.

Para que os alunos continuassem tendo um ensino de qualidade, o diretor relata que a escola transportou todas as atividades escolares para o ambiente remoto Microsoft Teams, com interações síncronas e assíncronas.

O Colégio Marista tem em seu currículo o Programa de Ensino Bilíngue, que também passou por mudanças e inovações para adaptar a aprendizagem da língua estrangeira nesse período. A equipe técnica e as professoras de Inglês se uniram para planejar novos meios didáticos e atividades que envolvessem os estudantes do Maternal 3 ao 2º ano do ensino fundamental na prática do idioma.

Outra ação desenvolvida pelo Marista durante a pandemia foi a “Janela Literária”, para o 2º ano da educação infantil, dando às crianças a oportunidade de lerem histórias de forma virtual.

“Acreditamos que estamos concluindo esse ciclo com sucesso graças ao pleno envolvimento e a dedicação dos colaboradores do colégio e das famílias dos estudantes”, afirmou Alair.

Para a volta das aulas presenciais que aconteceram ontem, o Marista apresentou a pais e alunos um guia de retorno. “Estamos em uma nova fase do 'novo normal' que pede rigor na adoção de protocolos de higienização dos ambientes. Essas práticas passam a ser incorporadas ao ambiente educacional, com o objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19”.

Alunos vão passar por avaliação

Com o retorno das aulas presenciais, o diretor do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Alair Bento dos Santos, afirmou que todos os alunos passarão por avaliação diagnóstica.

“Os resultados dessa avaliação serão discutidos com o objetivo de gerar dados estatísticos para guiar o processo de recuperação dos objetivos educacionais da educação básica, por meio de diferentes planos de ação, individual ou coletivo, e dessa forma abordar as competências e habilidade previstas que não tiverem sido plenamente desenvolvidas no modelo remoto”.

Ainda de acordo com o diretor, os profissionais que atuam diretamente com os estudantes participarão ativamente para favorecer espaços formativos, de forma a minimizar o possível estresse gerado pelo isolamento social e pela rigidez dos protocolos que o colégio teve de adotar para evitar a circulação do coronavírus.

Para 2021, a previsão é de que as aulas sigam no modelo rotacional até que ocorra a imunização dos alunos ou que o Estado estabeleça novas diretrizes para a oferta da educação básica.

“Trabalhamos com a possibilidade de revezamento dos estudantes com atividades pré-determinadas, sendo uma delas, necessariamente virtual. A estratégia de trabalho ou modalidade de ensino dependerá da imunização ou não dos alunos e colaboradores”, ressaltou.

Imagem ilustrativa da imagem Agilidade no processo de mudança por Marista

Marista

Novidades para 2021
>O colégio fará a expansão do Programa Marista Bilíngue do 2º até o 5º ano do ensino fundamental.

Matrículas
>Está com matrículas abertas: inscricoes.marista.edu.br
>As rematrículas também podem ser feitas e estão com condições especiais até 10 de dezembro.
>Informações: 4009-4200.
>Unidades: Vila Velha e Colatina.
>Atende alunos desde o maternal até a terceira série do ensino médio.
>No Estado, a escola possui três unidades: em Vila Velha, no Centro e em Terra Vermelha (que atende a alunos com alta vulnerabilidade), e no município de Colatina, no Noroeste do Estado.