Infância: tempo de formar a base para o desenvolvimento
Estímulos oferecidos até os 6 anos são essenciais para desenvolver os pilares da formação intelectual, social e emocional de excelência

A infância é tempo de brincar, conhecer o mundo, criar laços afetivos e aprender muito. É nessa fase da vida que são formadas as bases para o desenvolvimento integral (intelectual, social e emocional) das potencialidades da criança. Nesse período, oferecer estímulos intencionais é primordial para aproveitar as oportunidades de descoberta e aperfeiçoamento de habilidades importantes para toda a vida.
Para muitos pais, nesse momento, o desafio é escolher uma instituição de ensino que seja parceira deles nessa missão. E essa decisão, de fato, é bastante importante, como explica o diretor do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Mário Broetto.
Segundo ele, a educação infantil, dada a sua relevância dentro da preparação para os ciclos posteriores de ensino, precisa fazer parte de um planejamento de longo prazo de formação acadêmica, sendo preponderante optar por uma escola que tenha os mesmos valores da família.
O diretor explica que, na primeira infância, são trabalhados por meio de projetos diversos princípios de coletividade e cooperação, descoberta de si, do outro e do ambiente, hábitos de higiene, alimentação e saúde, conquista de autonomia, respeito à diversidade, manifestações artística, esportivas e culturais, usos das línguas materna e estrangeira, entre outros.
“Quando tudo isso é consolidado desde cedo, percebe-se que o gosto por aprender é inculcado no aluno e o ingresso no ensino fundamental acontece com mais naturalidade e boas expectativas”.
Mário orienta ainda a observar se a escola conta com profissionais experientes e estrutura física segura e atrativa, alinhada a uma proposta pedagógica consistente de desenvolvimento infantil.
No Centro Educacional Leonardo da Vinci, por exemplo, esses três pilares caminham juntos. A educação infantil tem um espaço próprio, chamado de Percorsi (palavra italiana que significa caminhos), formado por ateliês multifuncionais que valorizam o “aprender fazendo”, de forma lúdica e dinâmica.
Essa infraestrutura favorece a aprendizagem colaborativa, que oportuniza descobertas, estimula a criatividade e desenvolve competências por meio de oficinas de arte, experiências corporais, cozinha experimental e contação de histórias.
Educação bilíngue, alimentar, artística e esportiva
A educação infantil no Centro Educacional Leonardo da Vinci é organizada com doses bem pensadas de acolhimento, afeto, ludicidade, estímulo, disciplina, brincadeira, arte, seriedade e um olhar atento e personalizado para as necessidades de cada aluno.
De acordo com o diretor Mário Broetto, nesse início da vida escolar, especialmente na modalidade de ensino integral, é oferecido um leque amplo e diversificado de aprendizagem. Um dos pontos altos é o ensino bilíngue, que oferece uma base sólida para os programas seguintes de Elementary, Middle e High School, realizados em parceria com a University of Missouri, dos Estados Unidos.
“O forte aprendizado da língua materna, em paralelo e de forma alternada ao longo do dia ao ensino da língua inglesa, ministrado por professores estrangeiros de diferentes países, proporciona, além de base sólida para a alfabetização no português, a aquisição de um idioma estrangeiro e uma rica convivência intercultural”, enfatiza.
E não para por aí. Os alunos já na educação infantil participam de um robusto programa de educação alimentar, no qual experimentam alimentos naturais (frutas, legumes, verduras, grãos, cereais), preparam uma sopa de pedra, plantam e colhem no herbanário, entre outras atividades que os incentivam a ter hábitos saudáveis e uma relação amigável e consciente com as comidas, além de bom comportamento à mesa.
O diretor lembra ainda que os esportes e as artes têm não somente espaços garantidos no currículo da escola, como são pilares estratégicos da proposta pedagógica.
Prova disso é a existência de piscina aquecida e quadra emborrachada, adequadas para práticas esportivas nessa faixa etária, e até de um Museu de uso exclusivo da comunidade escolar, que recebe duas exposições por ano.
No ambiente, além de conhecerem obras de artistas e movimentos relevantes da história, apreciam o belo, desenvolvem o senso estético, aprendem a se portar num espaço cultural e exercitam o próprio fazer artístico, explorando materiais e técnicas.
“Os estudantes recebem os conteúdos de maneira teórica, mas também têm seu sentido visual aguçado ao verem as exposições, tornando a aprendizagem mais significativa. É um conhecimento para a vida!”

Saiba Mais
Maior contato com a natureza

Estudos mostram que o contato com a natureza traz benefícios para o desenvolvimento das crianças e estimula o interesse pela pesquisa científica. Por isso, o Centro Educacional Leonardo da Vinci possui uma Estação Biológica formada por:
Reserva Itapenambi: a escola apoia a manutenção e realiza atividades pedagógicas no local.
Lago das tartarugas: abriga tartarugas da espécie tigre d’água.
Viveiro de pássaros: abriga agapornis, periquitos, calopsitas e faisões.
Aquário: espaço com espécies diversas de peixes.
Borboletário: local de acompanhamento das fases de vida das borboletas.
Jardim vertical: parede com folhagens nas áreas de convivência.
Espaço verde: castanheira, jenipapeiro, palmeiras, pé de jaca, pé de acerola, trepadeiras, salgueiro-chorão e unha-de-vaca integram o paisagismo da escola.
Do infantil ao ensino médio
Educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio semi-integral e integral.
Programa Infantil Bilíngue, Elementary, Middle e High School.
Endereço: Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia,Vitória
Telefone: (27) 3334 6300
Site: https://davincivix.com.br
Facebook: davincivix
Instagram: davinci.vix
Comentários