Colégio Sagrado Coração de Maria terá novo prédio
Estímulos oferecidos até os 6 anos são essenciais para desenvolver os pilares da formação intelectual, social e emocional de excelência

A equipe gestora do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, localizado na Praia do Canto, está planejando a construção de um novo prédio para a Educação Infantil, com o objetivo de proporcionar um espaço exclusivo, amplo e moderno para as crianças de 2 a 5 anos de idade.
A obra faz parte de um pacote de medidas para modernizar as instalações da instituição e criar espaços de aprendizagem que propiciem novas metodologias de ensino, qualificando ainda mais o trabalho desenvolvido.
O projeto estrutural e arquitetônico está em fase final e será encaminhado para aprovação dos órgãos competentes. A intenção é iniciar a construção ainda em 2025.
Na Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, crianças de dois a cinco anos encontram um ambiente propício para aprender brincando. Desde pequenas, elas desenvolvem a criatividade e a independência por meio de diferentes estímulos presentes no dia a dia da escola.
As diversas atividades são planejadas e intencionais e visam ao desenvolvimento de habilidades atitudinais, conceituais, procedimentais e socioemocionais, contando com a mediação, o acompanhamento e a observação sistemática dos professores e dos especialistas em educação.
“Pensando em oferecer às crianças e aos adolescentes espaços modernos e atrativos, o Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória inaugurou, recentemente, três parques recreativos e o Espaço Maker Irmã Maria Helena Morra”, comemora Regina Coeli Faustini Baglioli, diretora-geral.
Os três espaços recreativos foram cuidadosamente planejados e construídos para oferecer brinquedos diferentes e com design moderno. Piso emborrachado, parede de escalada, tobogãs e escorregadores, balanços de corda, torre com coqueiro, túneis, pirâmide de corda, pentágono de cordas com escorregador, gira-gira e esguichos (com água potável e tratada) são alguns dos atrativos das novas estruturas das quais os alunos desfrutam no ambiente escolar.

Espaço Maker estimula aprendizagem criativa
Aprender diante dos desafios. É para isso que os alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória são preparados. E agora eles dispõem de um espaço onde o conhecimento e a inovação se unem em busca de soluções. O recém-criado Espaço Maker adota a abordagem STEAM, que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Essa metodologia valoriza práticas inovadoras, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), a aprendizagem criativa e a “mão na massa”, além da forte integração de tecnologias digitais e de prototipagem.
“Os recursos disponíveis na Estação Maker são variados e oferecem aos estudantes diferentes possibilidades de aprendizado prático e criativo. Eles exploram áreas como eletrônica básica, prototipagem, algoritmos, programação, modelagem e impressão 3D”, cita Silvana Bizzo Cruz, coordenadora pedagógica geral.
Entre os principais recursos e tecnologias utilizados pelos estudantes, estão kits de eletrônica, robô Edison, kits Lego Spike Prime, sites e softwares educativos.
“Outro ponto fundamental é a consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ressalta o desenvolvimento do pensamento computacional como uma competência essencial para todos os alunos”, ressalta Silvana.
No Espaço Maker, os alunos desenvolvem tanto o pensamento computacional desplugado, sem o uso de computadores, quanto o plugado, com recursos digitais.
“É importante destacar que o pensamento computacional vai muito além do simples uso de dispositivos ou aplicativos. Trata-se de provocar estratégias de raciocínio, resolução de problemas, análise de padrões e promoção da criatividade, preparando os alunos para criar soluções inovadoras para os desafios que enfrentam no dia a dia e no futuro profissional”, observa o coordenador de Matemática, Handley Lopes.
Segundo ele, ao promoverem a aprendizagem prática e ativa, as salas maker contribuem para a formação dos estudantes , estimulando a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. “Nesses espaços, eles são incentivados a construir, projetar e experimentar, o que torna o aprendizado mais significativo e engajador”, avalia.

Comentários