X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Inteligência artificial muda rotina dos professores

Tecnologia inserida na sala de aula está transformando o ambiente escolar, tanto para os alunos como para os educadores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Inteligência artificial muda  rotina dos professores
Alunos do Sesi têm acesso a tecnologias que tornam a forma de estudar mais dinâmica e eficiente |  Foto: Renan Donato/Findes

A inteligência artificial (IA) está ganhando espaço no ambiente educacional, trazendo inovações que prometem novas oportunidades de ensino e aprendizagem, tanto para professores quanto para estudantes.

Atento a isso, o Sesi tem investido continuamente em ferramentas tecnológicas que facilitam dia a dia dentro da sala de aula. “Nosso grande objetivo é inserir cada vez mais tecnologias para auxiliar o professor e o aluno”, afirma Geferson Luiz dos Santos, superintendente do Sesi no Espírito Santo.

Em imersão com a Microsoft nos Estados Unidos, Geferson compartilhou que a IA já está presente em diversas frentes nas escolas do Sesi. Entre as principais inovações a disposição do professor está o uso da inteligência artificial na criação dos planos de aula.

O superintendente destaca que com a automação desse processo com o uso da IA, os professores podem dedicar mais tempo à interação com os alunos, promovendo um ensino mais personalizado.

“Estamos reduzindo o tempo gasto em tarefas que não agregam tanto valor, como a preparação de documentos e conteúdos, e investindo no relacionamento com os estudantes. O objetivo é garantir que o professor tenha mais tempo para si e para a sala de aula, além de contato mais individualizado com os estudantes”, explica o superintendente.

Outra área em que a IA já está sendo aproveitada no Sesi é na correção de redações. A ferramenta acelera o processo de identificação de erros e desvios, ao mesmo tempo, em que dá aos professores uma visão mais clara do progresso dos alunos.

“A inteligência artificial não só torna a correção mais rápida, como também facilita o acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante”, destaca Geferson.

Para o Sesi ES, o uso da IA faz parte de um modelo mais amplo de inovação, como o superintendente explica. “Estamos implementando uma escola de referência, que integra as melhores ferramentas e metodologias de ensino do mundo. Queremos que a tecnologia esteja sempre a serviço dos professores e dos alunos, tornando o dia a dia de ambos mais dinâmico e eficiente”.

Com mais tempo para o contato direto com os alunos e o apoio da IA em tarefas burocráticas, o professor pode se dedicar ao que realmente importa: acompanhar de perto o desenvolvimento de cada estudante e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.


SESI

Matrículas

  • Os interessados em fazer parte do Sesi em 2025 podem preencher o cadastro de interesse no site: https://sesimatriculas.com.br/
  • informações:0800 102 088027 99841-2270 (Whatsapp)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: