X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Guardião Escolar leva segurança estratégica para escolas do ES

Serviço recém-chegado ao Estado desponta como ferramenta para trazer tranquilidade e confiança aos pais, educadores e gestores


Imagem ilustrativa da imagem Guardião Escolar  leva segurança  estratégica para escolas  do ES
Escolas com segurança gerida pela Guardião recebem inspeção mensal de segurança para avaliação e orientação |  Foto: Divulgação

Todos pais sabem que o seu patrimônio mais precioso são os filhos, e por isso o bem-estar deles é a sua maior preocupação. É fundamental ter a tranquilidade e a garantia da segurança dos pequenos durante as horas que passam nas escolas.

Um serviço recém-chegado ao Estado promete ser a ferramenta para trazer essa confiança. O ex-policial militar e bombeiro carioca Rafael Luz criou a empresa “Guardião Escolar”, com a iniciativa de fazer a segurança estratégica das escolas, aperfeiçoando procedimentos.

A empresa está em 29 cidades em sete estados e no Distrito Federal, com mais de 50 mil alunos sob a gestão. No Espírito Santo, o grupo atua desde novembro passado. 

“Os ataques recentes que presenciamos nas escolas do Brasil, 92% o suspeito tem vínculo com a instituição. A idade média do agressor é 16 anos e por isso precisamos implantar e promover a gestão contínua da cultura segurança”, diz Leonardo Simonetti, diretor regional no Espírito Santo.

As escolas com segurança gerida pela Guardião recebem uma inspeção mensal de segurança em que são avaliados diversos pontos.

 “Inspecionamos muros, portas, saídas, e também possíveis riscos de um parquinho, uma quadra, a estrutura física da escola e demais itens, tratando o assunto ‘segurança’ de uma forma global, e não apenas de vigilância”, diz Rafael.

A atuação é baseada em um diagnóstico da escola, em que é elaborado um plano de ação voltado para a prevenção e a conscientização. 

“A equipe faz uma varredura estrutural da escola, analisamos muros, entradas, saídas, portas, e não apenas a segurança externa, mas também a interna. Muito mais que muros e portas, a Guardião Escolar olha a escola ‘por dentro’”.

A parte principal está no treinamento de colaboradores e até dos alunos. De forma lúdica, os estudantes são orientados em procedimentos como evacuação em caso de incêndios, invasões e demais emergências.

Saiba mais

Atuação

O Guardião Escolar olha o colégio “por dentro”, por meio de uma inspeção analítica dos pontos críticos e de segurança da unidade escolar.

Os treinamentos realizados são Lockdown, Escola Invadida, Abandono em caso de incêndio, Segurança Escolar, Gerenciamento de Crises, Primeiros Socorros e Prevenção em combate a incêndio. Somam-se ainda workshops de segurança para pais e responsáveis, tecnologias de segurança e acompanhamento regular. 

Campanha

O grupo traz para as escolas capixabas o mesmo modelo de atuação solidária das demais localidades: para cada escola nova atendida, será adotada uma escola na mesma região

Contatos: (27) 99978-8593 ou (21) 99195-7062 / Instagram: @guardiaoescolar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: