Foco nas habilidades emocionais
De olho na formação integral dos alunos, o Colégio Messina, em Vila Velha, adotará conteúdos para reforçar valores sociais
Escute essa reportagem
O mercado de trabalho tem demandado cada vez mais dos profissionais habilidades que vão além das capacidades técnicas. As competências emocionais e sociais se destacam como fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Pensando nisso, o Colégio Messina, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, passará a adotar, na grade curricular do ano que vem, conteúdos socioemocionais.
“Adotamos o programa socioemocional, pois reconhecemos que, para além de gerar resultados, somos responsáveis pela formação integral dos indivíduos”, destacou o diretor financeiro e proprietário do Messina, Diogo Messina Corrêa de Barros.
No próximo ano letivo, os alunos farão aulas que trabalharão temáticas relacionadas a valores sociais como ética, respeito, educação e convívio social, dentre outros. As aulas serão ativas e incluirão momentos de compartilhamento de experiências e emoções, dinâmicas, brincadeiras e reflexões.
“Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento de habilidades como empatia, resiliência, autocontrole e trabalho em equipe, que são essenciais para o sucesso pessoal e acadêmico”, destacou
Todos esses valores, segundo o diretor, serão trabalhados dentro da instituição de ensino, permeando as relações entre os entes da comunidade escolar, mas vislumbrando as que se estabelecem em todos os outros círculos sociais.
Outra novidade do Messina para o ano que vem é a extensão do programa bilíngue da escola.
“Com isso, teremos ensino bilíngue na Educação Infantil, a partir de 2 anos de idade, e até o 7º ano do Ensino Fundamental . Neste ano, ampliamos o programa para o 6º ano. No ano que vem, daremos mais um passo. E assim será até a total implantação do programa no Colégio.
O período de rematrículas no Colégio Messina será de 26 de setembro a 9 de outubro. Novos alunos poderão se matricular a partir do dia 10 do próximo mês.
Laboratório une teoria e prática
Na nova estrutura do Messina, estudantes veem, na prática, a conexão entre conteúdos aprendidos em sala de aula
Os alunos do Colégio Messina já estão desfrutando de uma estrutura de ponta em que podem ver, na prática, como funcionam as teorias aprendidas em sala de aula. No recém-inaugurado Laboratório das Ciências, eles têm acesso a equipamentos por meio dos quais percebem a conexão entre o que aprendem em diferentes disciplinas.
“Nosso laboratório surge como proposta de diferencial no mercado educacional. Reunimos, em um mesmo espaço, equipamentos que visam atender a todos os componentes curriculares, pois acreditamos que toda ciência é capaz de produzir saber prático. É, portanto, para além de um laboratório de ciências, um Laboratório das Ciências”, comentou Diogo Messina Corrêa de Barros, diretor financeiro e proprietário do Colégio Messina.
Por meio da nova estrutura, o colégio oferece aos professores subsídios para a diversificação das práticas pedagógicas no cotidiano escolar, permitindo que a equipe docente realize um trabalho diferenciado e que a escola demonstre respeito às subjetividades dos estudantes.
“O Laboratório também viabiliza o uso das metodologias ativas, colocando os estudantes no centro do processo de aprendizagem e gerando momentos de mão na massa. Além disso, permite o trabalho interdisciplinar e o desenvolvimento de saberes que se conectam, construindo nos alunos o senso de valorização de todas as matérias”, comentou Diogo.
Biblioteca com espaço de estudo e brinquedoteca
Estímulo à leitura, contação de histórias, ambiente de debates e espaço para aprender e brincar ao mesmo tempo. No Colégio Messina, uma nova biblioteca está à disposição dos estudantes, com uma estrutura completa de apoio ao aprendizado.
A Biblioteca Carlos Messina, batizada com esse nome em homenagem ao pai e sogro das diretoras Sheila Maria Messina e Fátima Zoauin Messina, respectivamente, possui um acervo com títulos variados, que atende todos os alunos, da Educação Infantil ao Fundamental 2.
“É um espaço totalmente reformulado e agradável para estudos e leitura, dividido em Laboratório de Ideias, biblioteca e brinquedoteca. A biblioteca infantil passou por uma reforma e está totalmente decorada de forma lúdica e com ambiente acolhedor para uma boa leitura”, citou o diretor financeiro e proprietário do colégio, Diogo Messina Corrêa de Barros.
O laboratório de ideias, como o nome sugere, traz como proposta um ambiente aconchegante e estruturado para mediação de debates e exposição de reflexões, estimulando o diálogo, a criatividade, o respeito e o raciocínio crítico.
No espaço dos livros de pesquisa, dicionários e livros de literatura juvenil, que podem ser locados pelos alunos, há um amplo ambiente com mesas e cadeiras para estudo. Na brinquedoteca, equipada com jogos educativos, professores estimulam nas crianças coordenação motora fina, raciocínio lógico e habilidades variadas.
COLÉGIO MESSINA
Matrículas abertas em outubro
- O Colégio Messina oferece da Educação Infantil ao Fundamental 2.
- Alunos com idades a partir de 2 anos até o 7º ano do Ensino Fundamental têm ensino bilíngue.
- O período de rematrícula vai do dia 26 de setembro ao dia 9 de outubro.
- Novos alunos poderão se matricular a partir de 10 de outubro.
- Endereço: o Colégio Messina fica na avenida Hugo Musso, 330, esquina com a rua Castelo Branco, em Vila Velha. Contato: (27) 3229-7986
Comentários