X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Centro Educacional Linus Pauling tem aprendizado em ambiente acolhedor

Instituição aliou intervenções físicas à metodologia para criar local mais seguro e saudável para alunos


Imagem ilustrativa da imagem Centro Educacional Linus Pauling tem aprendizado em ambiente acolhedor
Monitoramento por câmeras garante segurança dos alunos em ambiente acolhedor na escola |  Foto: Divulgação

Proporcionar um ambiente escolar seguro e acolhedor é um dos grandes desafios das escolas em todo o mundo. Infelizmente, acontecimentos relacionados à insegurança nas escolas deixa toda comunidade escolar em estado de alerta e torna ainda mais necessário falar sobre a gestão da segurança nas instituições de ensino.

A adoção de medidas e intervenções físicas preventivas, certamente, deixa alunos, familiares e toda comunidade escolar mais tranquilos, transmitindo maior sensação de segurança. Foi pensando nisso que o Centro Educacional Linus Pauling adotou, recentemente, uma série de mudanças na escola, visando garantir mais segurança aos alunos e ao corpo docente.

“Agimos de imediato em resposta à recente crise de segurança nas escolas e contratamos uma consultoria especializada para mapear todo o perímetro escolar e adotar estratégias eficazes em nossa estrutura e processos internos”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Isabella Bianchi.

Entre as medidas adotadas, pós-consultoria, Isabella destaca a instalação de mais câmeras e cercas elétricas em toda a escola, a criação de um centro de controle de videomonitoramento, com uma equipe específica voltada para monitorar o ambiente escolar durante todo o seu funcionamento, treinamento especializado para as equipes de segurança e docentes e a adoção de um novo sistema de contenção modernizado nas portarias, com utilização de catracas e detector de metais.

Para a coordenadora pedagógica do Centro Educacional Linus Pauling, Isabella Bianchi, a segurança que o ambiente escolar proporciona gera impactos diretos no bem-estar emocional dos alunos e, consequentemente, no processo de aprendizagem. Todavia, Isabela ressalta que os investimentos em segurança vão muito além das barreiras físicas. Se torna urgente unir família e escola para trabalhar competências socioemocionais de crianças e adolescentes.

Projeto faz escuta afetiva

O Centro Educacional Linus Pauling passou a desenvolver o projeto Ecoar, uma iniciativa pautada na escuta afetiva com o propósito de acolher e amparar estudantes com dificuldades socioemocionais.

“O Projeto Ecoar surgiu com o objetivo de ampliar os espaços de escuta, diálogo e acolhimento na escola, como forma de contribuir par promover o alívio diante do sofrimento existencial dos nossos estudantes e fortalecer seus vínculos afetivos”, explica Nourival Junior, professor responsável pelo projeto.

Com uma metodologia simples, a iniciativa tem gerado ótimos resultados para comunidade escolar. “Nós, profissionais do corpo docente, observamos de perto os estudantes e ficamos atentos a sinais e convidamos, de forma discreta, para uma conversa. É um momento de escuta sensível”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: